Jornal Correio Braziliense

Diversão e Arte

Thalita Rebouças lança mais uma obra e produz uma adaptação cinematográfica

A carioca tem mais de 20 livros publicados e mais de 2 milhões de exemplares vendidos

A escritora Thalita Rebouças é um sucesso entre o público infantojuvenil, principalmente, quando se trata de literatura. A carioca tem mais de 20 livros publicados e mais de 2 milhões de exemplares vendidos. Em maio, a autora lançou Confissões de um garoto tímido, nerd e (ligeiramente) apaixonado, que é um spin-off de Confissões de uma garota excluída, mal-amada e (um pouco) dramática

(2016). A decisão pelo novo livro foi um pedido dos fãs. ;Os adolescentes adoram acompanhar os personagens como se estivessem em uma novela. O maior elogio para um autor é ver os fãs perguntando: ;quando será o próximo livro?;;, conta Thalita em entrevista.

O spin-off acompanha Davi, um jovem nerd que tem interesse por games, astrologia e foi apresentado no primeiro livro como melhor amigo da protagonista Tetê. Além de Davi, outro personagem do universo ganhará uma obra própria em breve. ;Comecei com o Davi e também terá um livro sobre o Zeca, mas o dele não será da série Confissões;, adianta a escritora. A terceira obra do universo tem previsão de lançamento para novembro deste ano.

Além do sucesso nos livros, Thalita Rebouças tem se destacado na televisão, onde participou como apresentadora do The voice kids na mais recente temporada e ainda nos cinemas com diversas adaptações cinematográficas de seus livros, como É fada, com Kéfera Buchmann e Klara Castanho, lançado em outubro do ano passado. Neste ano, ainda chega às telonas Tudo por um popstar previsto para outubro.

Ao Correio, Thalita Rebouças falou sobre o novo livro, os projetos futuros e os desafios de escrever para o público adolescente. Também adiantou que estará em Brasília em 17 de junho para lançamento do livro e sessão de autógrafos em livraria no shopping Pátio Brasil.

ENTREVISTA/Thalita Rebouças

Escrever um livro com foco na história do Davi, que já tinha aparecido em Confissões 1,foi uma ideia sua ou um pedido dos leitores?

Foi um pedido. Os adolescentes adoram acompanhar os personagens como se fosse uma novela. O maior elogio para um autor é ver os fãs perguntando: ;quando vai ser o próximo livro?;. Comecei com o Davi e terá um livro sobre o Zeca, mas o dele não será da série Confissões.

Em Confissões de um garoto tímido..., você narra a história da perspectiva de um menino. Isso foi um desafio?
Não é a primeira vez que faço um livro narrado por um menino. Esse é o quarto livro que faço nessa perspectiva. Esse desafio da narrativa, eu não tive dificuldade, mas precisei pesquisar bastante porque ele é um nerd que gosta de games, de ler e de astrologia. Tive ajuda de uma profissional para poder fazer os mapas astrológicos. Talvez esse tenha sido minha maior dificuldade desse livro.

A escolha por retratar a astrologia tem a ver com o fato de você ser ligada ao tema? Você acredita em astrologia e signos?
Nem sou tão ligada à astrologia. Quando era mais nova, eu era. Mas como em Confissões de uma garota... as receitas da Tetê fizeram sucesso, decidi trazer isso dos signos no livro do Davi. Na história, ele está entrando em um curso de astrologia e fala sobre as suas impressões. Já tenho recebido um feedback e as pessoas estão gostando disso no livro.

Quais são os desafios e qual é a importância de tratar temas delicados para o público infantojuvenil?
Acho que é preciso tratar temas difíceis com delicadeza, sensibilidade, levando o leitor a pensar e a refletir sobre suas atitudes. Gosto de fazer o adolescente pensar. Com tudo que tenho feito já recebo mensagens lindas. Tratar o assunto com leveza será sempre a melhor maneira de tocar nele.

Recentemente, a série 13 reasons why da Netflix causou burburinho ao retratar o suicídio e você se pronunciou sobre o assunto. Esse é um tema que você pretende abordar em seus futuros trabalhos?
Acho que não. Eu trato normalmente de bullying, que é outro tema da série. Nas histórias do Davi e do Zeca, por exemplo, tem várias questões, como preconceito, quebra de tabus.

O que você mais gosta em escrever para adolescentes?
Acho uma delícia. É um público muito sincero. Os adolescentes são honestos e sensíveis. Acho que tudo flui naturalmente e adoro poder falar a linguagem deles como se eu fosse uma menina de 14 anos.

Além do livro, neste ano você tem outros projetos como os filmes Fala sério, mãe! e Tudo por um popstar. Como tem sido sua atuação nessas adaptações cinematográficas?
Em Fala sério, mãe! eu fiz uma pontinha no filme e também colaborei com o roteiro. Aprendi muito com eles. Fiquei muito feliz. No filme É fada! eu fiquei longe. Mas recentemente foi um pedido do Pedro Vasconcelos estar próxima em Tudo por um popstar. Ele quis que eu estivesse próxima e foi uma honra. Estou louca para esse filme estrear. Ele está bastante fiel ao livro.

Você esteve na segunda temporada de The voice kids. Pretende voltar para uma terceira temporada?
Adoraria que me chamassem novamente. Eu já me convidei na primeira vez e adorei. Foi uma ótima experiência.


Confissões de um garoto tímido, nerd e (ligeiramente) apaixonado

De Thalita Rebouças. Arqueiro, 304 páginas. Preço médio: R$ 27.