Rachel Sabino *, Ronayre Nunes
postado em 10/06/2017 07:00
Atores que são presos ao defender florestas indígenas, discursos inflamados em cerimônias políticas e até mesmo na premiação de cinema mais famosa do mundo. Com o passar dos anos, a questão ambiental teve como importantes porta-vozes personalidades da indústria do entretenimento. Especialista e ONG ouvidos pelo Correio apontam o quanto a disseminação de informações por parte da mídia pelas ações das celebridades podem ser positivas, mas também reforçam a necessidade de ação social de todos para lidar com o tema.
Enquanto celebridades do mundo pop, como Miley Cyrus e Katy Perry, recorrem às redes sociais para mobilizar milhares de seguidores a favor de ações políticas pró-preservação ambiental, outros artistas vão mais longe para alertar o quanto o meio ambiente corre perigo. Segundo especialistas, a visibilidade que os artistas têm é algo extremamente importante.
Para Marta Adriana Romero, professora do Departamento de Tecnologia em Arquitetura e Urbanismo da UnB, a mudança climática no planeta Terra está em uma situação crítica, por isso, toda ajuda é bem-vinda. ;Eles (os movimentos dos artistas) funcionam para lembrar sobre como estamos em um ambiente muito frágil, é extremamente útil levar-se a todas as instâncias sobre o que está acontecendo no planeta, nós temos sérias alterações, e em resultado sérias consequências;, explica.
Sustentabilidade
Sobre a participação de grandes personalidades militando pelo tema, a professora é categórica: ;Todas as pessoas que têm visibilidade vão influenciar nas ações de sustentabilidade. É fundamental que eles levantem essa bandeira e influenciem, principalmente os mais jovens, que são o futuro do mundo;, defende Romero.
Por meio de nota, a World Wide Fund for Nature (WWF), também aponta a importância desses movimentos de artistas como um convite à reflexão coletiva sobre as condições do meio ambiente. A ONG também defende a participação da indústria cultural na militância como positiva, mas faz a ressalva de que as mudanças, de fato, só ocorrerão com a participação da sociedade em geral. ;Já imaginou se, a partir de um processo de engajamento, propaganda ou apoio de personalidades conseguíssemos reduzir o uso de carros em uma cidade, dando como alternativa bicicleta? A melhoria ambiental naquela cidade, assim como a melhoria da saúde da população seria muito significativo;, aponta.
Conheça algumas das personalidades do entretenimento que estão dispostas a levar a discussão do meio ambiente para o mainstream:
Shailene Woodley
A jovem de 25 anos ; famosa por trabalhos em A culpa é das estrelas e Os descendentes ; faz parte de uma geração que não foge ao ativismo. Junto com nomes como Emma Watson (embaixadora da ONU Mulheres), Ellen Page (ativista dos direitos LGBTs) e Jennifer Lawrence (que se negou publicamente a ganhar um salário menor do que companheiros de trabalho homens ao realizar a mesma atividade), Shailene apresentou uma militância tão contundente que chegou a ser presa. O caso aconteceu em 2016, quando a atriz participava de um movimento contra o uso de terras indígenas no estado da Carolina do Norte, nos EUA.
Leonardo DiCaprio
Personalidade absoluta do mundo do cinema, o ator também é mundialmente famoso pelas ações socioambientais que promove. DiCaprio faz parte de órgão de defesa ambiental, mas também já levou o tema ao palco mais famoso do mundo: ao agradecer o Oscar que ganhou pelo trabalho de melhor ator no filme O Regresso (2016). Mesmo assim, a estrela hollywoodiana também faz questão de participar de ações e movimentos populares, como a Marcha do Clima, no último abril.
Sting
E se os indígenas tivessem o direito legal de proteger as florestas em que vivem? Foi com esse pensamento que o reconhecido baixista da banda The Police, Gordon Matthew Sumner, o Sting, fundou com a mulher, Trudie Styler, a instituição Rainforest Foundation. O órgão luta pela conservação de florestas indígenas e já ganhou vários prêmios pelo mundo. A partir de uma experiência com uma comunidade indígena que habita na floresta Amazônica, o casal decidiu pensar pelos índios e proteger as florestas em prol deles e da natureza. Atualmente a fundação atua em quatro países ; Brasil, Peru, Panamá e Guiana ; e é mantida por doações de voluntários.
Toni Garrido
O músico da banda Cidade Negra também é personalidade na defesa do meio ambiente. Participante da Campanha One Less Degree (menos um grau, em português), Garrido defendeu soluções simples para amenizar o aquecimento global, como a pintura de tetos para a reflexão de raios solares. O cantor também promoveu uma turnê sustentável e ao lado de outras personalidades brasileiras, como Lenine (que faz parte de oito campanhas pela defesa do meio ambiente).
* Estagiários sob a supervisão do Vinicius Nader