Diversão e Arte

Dia dos namorados: Conheça a história de músicas que embalam casais

O Dia dos Namorados está chegando. Especialmente para a data, o Diversão montou playlists de vários gêneros, do sertanejo ao rock

Adriana Izel, Rebeca Oliveira
postado em 11/06/2017 07:30
Ilustração do Dia dos namoraados
Todo casal tem uma música para chamar de sua. Aquela que marcou o primeiro beijo, ou ; por que não? ; um momento de reconciliação. Notas e letras se misturam à história de muitos pares, dos primórdios aos tempos modernos. A forma de execução mudou, a essência, não. Se antes os enamorados colocavam vinis para tocar, hoje, a tendência é criar uma playlist em serviço de streaming. Às vésperas do Dia dos Namorados, o Diversão & Arte encurtou o trabalho. Montamos seis seleções musicais, de gêneros diferentes, para nenhum apaixonado colocar defeito. As faixas passeiam do sertanejo universitário ao clássico dos Beatles. Afinal, hoje, amanhã e todos os outros dias, tudo que precisamos é de amor.

Rock
Eterna capital do rock, o legado de Brasília influencia nas escolhas sonoras de quem habita a capital e aos casais formados aqui. A máxima vale para a designer e influenciadora digital Lucila Pena. Quando está com o marido, Rafael Pena Costa, com quem é casada há mais de seis anos, a música é uma constante. Há sempre uma banda ao fundo, seja a revelação do momento, seja um clássico do gênero rebelde por essência. ;Não temos uma música do casal, mas várias. Os dois compartilham do gosto por rock;, conta Lucila, que, ao final, escolheu Baby do grupo Os Mutantes como o tema do casal. Inspirados no ritmo que embala o romance do casal, a playlist do gênero vai do rock clássico dos Beatles, com All you need is love, a John Mayer, com Your body is a wonderland.
[VIDEO6]

Funk

[SAIBAMAIS]O ritmo carioca não é muito conhecido por ter letras românticas, mas, vez ou outra, os artistas do gênero apostam na pegada apaixonada. Nos anos 2000, a dupla Claudinho e Buchecha e o funkeiro MC Marcinho eram os nomes mais conhecidos da vertente mais sentimental. Até por isso, abrem nossa playlist. Mas a nova geração também tem espaço para o amor. Anitta, MC Gui, MC Guimê e Lexa são exemplos de cantores com canções românticas em seu currículo. Inclusive, a faixa Fato raro, que é uma parceria entre MC Guimê e Lexa, foi a faísca para o início do romance do casal, que está junto há dois anos e se casará em maio de 2018. No entanto, há quem tenha até funks proibidões como música tema do romance. Esse é o caso do casal Pedro Calazans, estudante de 23 anos, e Nathálie Bjaije, advogada de 24 anos. ;Bom, ela já gostava e eu sou fã de funk. É o tipo de música que mais escutamos quando saímos para festas. Certeza que nossa canção é Deu onda, do MC G15, principalmente, por conta da parte do fechamento. Mas na versão light, para ser mais de boa (risos);, afirma Calazans.
[VIDEO5]

MPB

A MPB é um dos estilos que mais marcaram a história da música brasileira. E, claro, não poderia ficar de fora da trajetória dos apaixonados. A nutricionista Flávia Daniela Alves, 27 anos, e o servidor público Renan Alves Dell;Areti, 31 anos, têm uma lista de canções que representam os 12 anos e meio de relacionamento. Mas é na MPB que têm mais representações. ;Tem Pela luz dos olhos teus, de Tom Jobim, e Pra sonhar, de Marcelo Jeneci. Tom Jobim porque essa música é linda. E Jeneci porque a gente realmente larga tudo por amor e porque, ao longo de todos esses anos, fomos mesmo construindo nosso mundo;, explica Flávia citando trecho da canção. ;O que era sonho se tornou realidade/ De pouco em pouco a gente foi erguendo o nosso próprio trem,/ nossa Jerusalém,/ nosso mundo, nosso carrossel;, diz a letra.
[VIDEO4]

Pop
Ter o mesmo gosto musical foi uma das coisas que a publicitária Adriane Ribeiro, 23 anos, e o desenvolvedor Daniel Rodrigues, 25, descobriram logo no início do romance. Juntos há cinco anos e casados há um, o casal percebeu que a banda Coldplay fazia parte da playlist oficial dos dois e, até por isso, é uma música do grupo que representa a história deles. ;No início do namoro, a gente ficava enviando trechos de músicas do Coldplay um para o outro e Shiver foi a que mais combinou. Ela é até hoje nossa música;, afirma a jovem. Além de Coldplay, nossa playlist tem divas do pop, como Rihanna e Whitney Houston, e ainda o sempre romântico Ed Sheeran.
[VIDEO3]

Sertanejo
Desde que deixou o lado mais caipira, a música sertaneja se agarrou à vertente romântica. E mesmo que tenha passado por mudanças e recebido influências de outros gêneros, o romantismo nunca ficou de fora do estilo musical. A publicitária Janaina Cavalcante Matos e o administrador Guilherme Matos, ambos de 27 anos, são um exemplo de casal que tem o estilo sertanejo como tema. A faixa Chuva de arroz, de Luan Santana, representa parte da história do casal, que teve que enfrentar a distância entre estados antes de voltar a morar na mesma cidade e aí se casarem. ;Apesar de estarmos juntos há mais de 6 anos, essa música entrou na nossa vida há 2, em um momento muito especial. Quando começamos a falar sobre casamento, ele me mandou essa música. A letra se encaixou com aquele nosso momento. Ela se tornou tão especial que quando amigos escutam sempre lembram da gente", revela Janaina. E a música, claro, fez parte da cerimônia que oficializou a união em setembro do ano passado.
[VIDEO2]

Samba e pagode
Prestes a se casar, os enfermeiros Mariana Idnês Mendes, 23 anos, e Andrey Hudson de Araujo, 24, têm várias canções que embalam o romance ao longo dos cinco anos e sete meses. Mas foi um pagode que marcou a história do casal. Em uma viagem querendo fazer uma surpresa ao agora noivo, Mariana encontrou a letra de Ainda bem, do cantor Thiaguinho, e resolveu escrever a letra da canção em formato de carta. ;A letra é muito bonita e se encaixa muito bem com o nosso relacionamento, já que foi uma das maiores bençãos termos nos encontrado. Lembro até hoje do sorriso dele no dia da surpresa e acabou que essa música marcou a nossa história;, opina Mariana. Além de Thiaguinho, artistas como Arlindo Cruz e Belo são exemplos de autores de faixas que embalam romances e integram nossa playlist.
[VIDEO1]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação