Diversão e Arte

33ª Feira do Livro presta homenagem ao Tropicalismo

A feira pretende se colocar como uma celebração da cidadania e dos saberes poéticos, literários, políticos e científicos

Isabella de Andrade - Especial para o Correio
postado em 15/06/2017 07:30

Programação do evento terá lançamento de livros e debates literários

A 33; Feira do Livro de Brasília busca inspiração no Movimento Tropicalista para movimentar a literatura nacional, entre os dias 16 e 25. As ideias de liberdade e constante movimentação social ganham vida entre os livros e debates do evento, que pretende atrair crianças, jovens e adultos de todas as idades. O desafio de inclusão e de cidadania do evento ressalta que a relação literária começa cedo e o objetivo é: cada criança, um livro.

O evento busca despertar o encanto pela leitura desde a infância e mostra uma rica programação de mesas de debate para os adultos, contação de história para os pequenos e a Arena Jovem, que pretende atrair um público consciente e participativo para o local. A presença dos autores locais de diferentes regiões do Distrito Federal é outro ponto forte dessa edição. Um dos coordenadores da feira, Luis Turiba, conta que toda a curadoria poética foi feita a partir da ideia de refletirmos sobre os 50 anos do movimento tropicalista. ;Embora a Tropicália seja um saudoso quadro na parede de um sonho libertador, que aconteceu há 50 anos, em plena ditadura militar, há paralelos incríveis com os dias atuais;, afirma.

Comparando as incertezas do momento político atual e o dos anos 1960, o poeta lembra que a ideia é proporcionar reflexão, debate e possibilidade de mudança por meio da literatura. ;Os tempos políticos atuais são tão confusos e raivosos quanto aqueles dos anos 1960. Muita gente espumando certezas vãs e descalabros apimentados. Mas há nisso tudo um certo sabor nostálgico ao se falar daqueles eventos;, destaca.

O Café Tropicália vai abrigar recitais, mesas de conversa e celebrações. ;Traremos o poeta-filósofo Antonio Cicero, o antropólogo Antônio Risério, autor do fantástico Que você é esse.? Além deles, o poeta piauiense Salgado Maranhão, que concorre a uma cadeira na Academia Brasileira de Letras;, diz Turiba. O mesmo espaço abriga uma exposição da fotógrafa Ângela Raymundo, com imagens que lembram as citações dos monumentos da música Tropicália, de Caetano Veloso.

A feira pretende se colocar como uma celebração da cidadania e dos saberes poéticos, literários, políticos e científicos e, para Turiba, apesar das redes sociais, dos blogs e da força da internet, o livro ainda é um objeto sagrado para a cultura e para as transformações. ;Além de escritores consagrados, a Feira tem um espaço jovem para blogueiros e sites com histórias infanto-juvenis. Como no tropicalismo, tudo se mistura e dá caldo;. Os autores locais serão a sustentação da feira, com destaque para a homenagem aos primeiros escritores que iniciaram a criação poética no DF, como Santiago Naud, Fernando Mendes Viana e Anderson Braga Horta.

;Empoderosas;
O debate de gênero e a presença das mulheres será outro ponto forte. Elas marcam presença entre as conversas literárias, as estantes de livros e o movimento Empoderosas em Polvorosa, só com poetas mulheres. Autores locais de diferentes estilos e vertentes terão espaço no Café Literário e nos lançamentos de livros.

Escritora e uma das coordenadoras do evento, Lucilia Garcez lembra que a feira é também uma vitrine que torna mais visíveis as produções locais para os próprios moradores da cidade. ;As pessoas se informam e passam a valorizar e a conhecer melhor a cultura do lugar onde vivem;. Além disso, a escritora destaca a importância do tema Tropicália, que tinha como foco uma estética renovada e o desconforto com o marasmo tradicionalista e repressor da época.

;Além disso, foram convidados escritores representativos da literatura feita na capital. Como por exemplo, João Almino, que acaba de entrar para a Academia Brasileira de Letras e sua obra focaliza Brasília como personagem e como cenário;, comenta Lucília.

[SAIBAMAIS]A Arena Jovem é outro ponto forte da Feira do Livro deste ano, que busca atrair a juventude de forma participativa e engajada para o evento literário. Blogueiros, jovens leitores e autores se encontram no espaço para debater os novos rumos da produção e do consumo literário e poético. Ao todo, são mais de 40 atrações só para o público adolescente.




Feira do Livro de Brasília
Shopping Pátio Brasil . De 16 a 25 de junho. Durante o fim de semana a programação vai de 10h às 19h. A entrada é gratuita e a classificação indicativa é livre.




Duas Perguntas / Lucilia Garcez

Qual a importância da literatura em momentos de mudança histórica e política?

A literatura é sempre importante como uma forma de provocar a reflexão sobre o mundo, sobre as organizações, os sentimentos, as relações e os valores. Ela é cada vez mais necessária num contexto em que os valores estão sendo tão subvertidos, em que ter é mais importante do que ser, em que os bens materiais suplantam as qualidades espirituais, em que a ostentação é uma ordem. A literatura é uma interpretação do mundo que humaniza e desperta reflexões e análises sobre a realidade que nos fazem rever nossas atitudes e opções. Ela nos coloca no lugar do outro. Ela nos ajuda a não nos conformarmos com uma vida menor e nos leva a outros horizontes. A literatura contribui para que as pessoas continuem crescendo. Penso que assim como o direito à saúde, ao trabalho, à moradia, à educação, todo nós temos direito inalienável à poesia e à arte. Assim, feiras de livros e debates sobre a literatura colocam na pauta das sociedades outras possibilidades de escolhas.

De que maneira a Feira pode impulsionar a produção literária local?
As conversas, os debates, os lançamentos, as oficinas podem estimular novos escritores a se lançarem no mundo das letras com mais ímpeto. A movimentação toda em torno do livro é encorajadora e a oportunidade de encontrar e conversar com autores de sucesso é muito estimulante. Além disso, muitos editores circulam pelos estandes e esse contato pode ser muito promissor. No Café Literário, os escritores iniciantes poderão conversar com escritores consagrados e tirar dúvidas sobre as dificuldades e oportunidades da carreira de autor. Nas oficinas teremos uma aula-espetáculo da Dad Squarisi, um laboratório poético com Wilson Pereira e três aulas de Roberto Klotz para escritores. Além disso, vamos contar com a participação de ilustradores de renome como Victor Tavares, Romont Willy e Jô Oliveira. Todas essas oportunidades podem oferecer experiências estimulantes para os autores da cidade.



Os lançamentos coletivos no Lançodrome chegam a quase 200 livros, sendo de 10 a 15 obras por dia

PROGRAMAÇÃO

16 a 25 de junho de 2017

Região homenageada: Ride ; DF / Entorno

Poetas homenageados (póstuma): Ferreira Gullar, Torquato Neto e Belchior

Escritor nacional homenageado: João Almino

Escritor local homenageado: Gustavo Dourado

Livreiro homenageado: Ivan Presença

16/06, às 17h, ABERTURA DA FEIRA DO LIVRO / ÁREA CENTRAL DO SHOPPING,

Convidados: Governador Rollemberg, primeira vez Márcia Rollemberg, Secretário de Educação Júlio Gregório, Secretário de Turismo Jaime Recena, representante do MinC

HOMENAGENS A JOÃO ALMINO, IVAN PRESENÇA e GUSTAVO DOURADO

Leituras de poemas de Ferreira Gullar, Torquato Neto, Belchior, pelo poeta Aroldo Pereira, Psiu Poético, Montes Claros, Luis Turiba e Paulo José Cunha.

Menção honrosa à professora Mayssara Reany de Jesus Oliveira, do Centro Educacional 03, de Brazlândia, e a estudante Ana Karolina Alves Amorim, vencedora da Olimpíada de Língua Portuguesa 2016, com o artigo de Opinião ;Também, olha a roupa dela;.

CAFÉ TROPICÁLIA

DIA

HORÁRIO

CONVERSAS LITERÁRIAS

17

Sábado

10h

Como aventuras de Zé caipora , com Ângelo Agostini (HQ)

12h

Amigos celebram o livreiro Ivan Presença

14h

O ato de escrever e poder transformador da leitura , com Drielly Neves (Valparaíso de Goiás)

16h

Conversa literária com João Almino , apresentação de Paulo Paniago

18h

Velha Guarda Poética de Brasília, com Santiago Naud, Margarida Patriota, Anderson Braga Horta e Antonio Miranda, mediação de José Roberto da Silva, que vai homenagear o editor Victor Alegria

20h

Sarau Poético Ler mais Brasil, com Manoel Messias (Coordenador), lançamento do livro de Vairton Toledo e apresentação dos livros da escritora Cecília Toleto

18

domingo

10h

Espaço livre para manifestação poética

12h

Espaço livre para manifestação poética

14h30

Bullying, violência nas escolas e nas corporações, com a profa. Rose Rodrigues (Águas Lindas de Goiás) e com a psicóloga e coach Luca Andrade (RJ)

16h

Poesia como gênero popular contemporâneo ; nem romântico, nem parnasiano, com Rômulo Neves

19h

Conversa literária com Ana Miranda (CE), mediação de Fábio de Sousa Coutinho

19

segunda

10h

Narração de Lendas Africanas, com Renato Machado (GO), da Casa do Poeta de Formosa

12h

Escreva sobre sua Aldeia, alcance o mundo, com Aguinaldo Tadeu

14h

Relações étnico-raciais: um desafio para a educação, por Michael Laiso Felix (Alexânia / GO)

16h

Conversa literária com Ronaldo Costa Fernandes e apresentação de Ana Maria Lopes

19h

Vozes da Poética Negra Brasileira, com Éle Semog (RJ), Jorge Amâncio e Cristiane Sobral, com mediação de Carlos Moura (RJ/DF)

20

terça

10h

Lançamento de livros infantis e performances de Marco Miranda

12h

Espaço livre para manifestação poética

14h

A popularização da literatura, por J. R. Penteado (SP), com apresentação de Cleide Soares

16h

Conversa literária com Margarida Patriota, apresentação de Nahima Maciel

17h30

Tropicalismo e a Poesia de Torquato Neto, com Salgado Maranhão (RJ/MA) e Paulo José Cunha (DF/PI)

18h30

O Tropicalismo e a MPB, com Antonio Cícero (RJ) e Rômulo Neves

21

quarta

10h

Programação Infantil com lançamento de livros infantis de Lilian Corgozinho (GO)

12h

Espaço livre para manifestação poética

14h

Inclusão, Diversidade e Acessibilidade nas políticas de promoção de acesso ao Livro, incentivo à Leitura e nas atividades de Bibliotecas, com representantes da área de bibliotecas do Governo Federal e do Governo de Brasília

16h

Margarida Drumond e o fazer literário, homenagem aos 40 anos de atividades literárias

18h30

Novos Caminhos Poéticos e Literários de Brasília, com José Carlos Vieira (DF), Banca de Poetas (José Garcia Cayanno), Movida Literária (Paulliny Gualberto), Profa. Sylvia Cintrão, Açougue Cultural T-Bone (Luiz Amorim), Casa da Essência (Geraldo de Oliveira), mediação de Adeilton Lima( Movimento Babilônia)

22

quinta

10h

A uniformidade de tratamento na poesia, com Filemon Félix de Morais (GO)

12h

Espaço livre para manifestação poética

14h

Acessibilidade em eventos, com representantes do Ministério da Cultura, do Governo de Brasília e do Sebrae e distribuição de cartilhas (com links digitais) aos livreiros e demais expositores

16h

Conversa literária com Maurício Melo, apresentação de Nicolas Behr

18h

Empoderosas em polvorosa, com Noélia Ribeiro, Seira-Beira, Marina Mara, Amneres Santiago, Angélica Torres, mediação de Maria Lúcia Verdi

20h

Jango e eu: memórias de um exílio sem volta, com João Vicente Goulart

23

sexta

10h

Ciranda dos Contos, com a Ciranda da Arte de Goiânia (GO)

14h

RIDE DF, 1998-2018: desafios e perspectivas nas conexões culturais Brasília e Entorno, com Xiko Mendes

16h

Conversa literária com Maurício Gomyde, apresentação de Severino Francisco

18h30

A consistência do Texto, com Antonio Risério (BA), Nicolas Behr e Francisco Alvim

24

sábado

10

Espaço livre para manifestação poética

12

Espaço livre para manifestação poética

14

A ficção e a realidade da ficção, com Max Telesca, com lançamento do livro 2038

16h

Conversa literária com Cristovão Tezza (SC), apresentação de Anna Cristina Araújo Rodrigues

19h

Sarau poético livre tropicalista, organizado pela Academia Cruzeirense de Letras

25

domingo

10h

Espaço livre para manifestação poética

12h

Espaço livre para manifestação poética

14h

Da Estrutural à Samambaia: os desafios da coleta seletiva para o Distrito Federal, com Marcos Linhares, Marcelo Capucci e Tânia Quaresma, com exibição do filme Estrutural, de Tânia Quaresma

16h

Conversa literária com Milton Hatoum (AM), apresentação de Nicolas Behr e Lucília Garcez

ESTANDE da Secretaria de Educação do Distrito Federal

20

terça

10h30

Lançamento da Caixa Estante Sustentável

22

quinta

15h

lançamento do Manual de Processos Organizacionais das Bibliotecas Escolares da Rede Pública de Ensino do DF, pela Secretaria de Educação do DF

PALCO CULTURAL

DIA

HORÁRIO

SHOWS e YOUTUBERS

16

sexta

17h

Abertura oficial da 33; Feira do Livro de Brasília

17

sábado

14h

Conversa literária com Thalita Rebouças (RJ), apresentação de Iris Figueiredo

18

domingo

15h

Sarau Poético Musical Interativo, ALETRAS/ANALE

19

segunda

18h

Show de Chambinho do Acordeon (PI), homenagem ao Rei do Baião, Luiz Gonzaga

20

terça

21

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação