Diversão e Arte

RZO e Rincon Sapiência lançam discos

Quem tá no jogo, dos paulistas do RZO, e Galanga livre, de Rincon Sapiênca, movimentam o rap nacional

Rebeca Oliveira
postado em 17/06/2017 07:00

Grupo paulista de rap RZO

O ano de 2017 anda promissor para o rap nacional. Primeiramente, porque é quando o Racionais MC;s completam 30 anos de carreira. Essa história foi contada em exposição na capital paulista e demonstra que o mercado anda muito bem com as próprias pernas, ancorado pelo sucesso de gigantes e com o talento de nomes menos conhecidos. Outros dois lançamentos fonográficos recentes engrossam a tese.

O primeiro deles é o disco Quem tá no jogo, dos paulistas do RZO. Fundado em Piritiba, na Zona Oeste de São Paulo, o grupo encerra um hiato de longos anos sem um álbum de inéditas.

Conhecidos por projetar nacionalmente figuras como o rapper Sabotage, os paulistas do RZO trazem um disco pertinente e com participações impactantes, de Negra Li (que já integrou o grupo) aos americanos do Bone Thugs N Harmony. Até a bateria da escola de samba Gaviões da Fiel entrou no balaio, sinalizando o que é rap brasileiro hoje: plural como nunca, ativo como sempre.

A democracia que permeia as redes sociais faz com que muitos deles criem projetos e entreguem um material honesto a cada vez mais pessoas, sem que para isso precisem tocar nas rádios. ;Resolvemos voltar em 2014, por causa, principalmente, de uma grande mobilização na internet dos fãs com a hashtag #voltarzo. A pressão para um novo trabalho era inevitável. E foi uma grande vontade nossa;, recorda-se Sandrão Barbosa, um dos fundadores do RZO.

DJ Cia, colega de empreitada, conta que, mesmo passados quase 15 anos desde o último disco (o elogiado Evolução é uma coisa, de 2003), alguns temas continuam urgentes. ;Infelizmente ainda enfrentamos os mesmos problemas, alguns até estão piores. O rap sempre levantou essa bandeira de manifesto, porque vem das periferias, de quem mais sofre com essas questões sociais e raciais, com a falta de comprometimento dos políticos;, explica.

Ponta de lança

Mesmo sem um disco físico lançado, em contexto diferente do grupo RZO, o também paulista Rincon Sapiência causou burburinho parecido no rap nacional atual. Ele começou tímido com Elegância, uma faixa lançada em 2010. A coroação veio anos depois, ao lançar o single Ponta de lança, no final do ano passado.

Capa do disco Quem tá no jogo
Quem tá no jogo
Terceiro disco do RZO. Independente, 19 faixas. Disponível para audição nas plataformas digitais.

Capa do disco Galanga livre
Galanga livre
Disco de estreia de Rincon Sapiência. Boia Fria Produções, 13 faixas. Preço médio: R$ 25,90.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação