Jornal Correio Braziliense

Diversão e Arte

Chico Buarque completa 73 anos nesta segunda-feira (19)

Com cinco décadas de carreira é considerado um dos maiores nomes da Música Popular Brasileira


Chico Buarque de Hollanda completa nesta segunda (19/6) 73 anos e continua encantando gerações. Notório em tudo que faz, ele sempre se destacou pela sua característica eclética: é cantor, compositor, dramaturgo e escritor, além de colecionar prêmios mundo afora ao longo da carreira. Preocupações sociais e políticas marcaram sua obra.

Chico é considerado um ícone Música Popular Brasileira. Com cinco décadas de carreira, já produziu 39 álbuns, oito livros, cinco peças. Foi parceiro de Vinicius de Moraes, Tom Jobim, Toquinho, Milton Nascimento, Edu Lobo e Francis Hime.

Conhecido também pelo lado político, durante o regime militar teve várias músicas censuradas e se exilou, em 1969, na Itália, onde morou por um ano. Na mídia, o artista fala e aparece pouco.
Seu álbum mais recente, Chico (2011), foi lançado há seis anos, com músicas inéditas, como Querido diário e Se eu soubesse com Thais Gulin. O próximo disco está previsto para o segundo semestre deste ano, com músicas inéditas.
Chico Buarque é filho do escritor Sérgio Buarque de Holanda e da pianista Maria Amélia Cesário Alvim. Chico já foi casado com Marieta Severo, com quem teve três filhas, Silvia, Helena e Luíza.
Ouça três canções de Chico Buarque:
João e Maria
[VIDEO1]
Construção
[VIDEO2]
Cálice
[VIDEO3]