Diversão e Arte

Confira filmes para adultos e crianças curtirem as férias nos cinemas

Filmes de guerra, animações, fitas nacionais e blockbusters farão a fila andar, nas bilheterias

Ricardo Daehn
postado em 06/07/2017 07:58
As aventuras do pequeno Colombo
Concretizada ou não a esperada viagem das férias de julho para as crianças, o mês abriga outro destino quase líquido e certo ligado ao escapismo oferecido pela sétima arte. Novos filmes para a continuação das chamadas franquias, apostas migradas da televisão para as salas de cinema e até animação que remexe em feitos de personalidades históricas estão entre as opções a serem projetadas nas telonas. Este último é As aventuras do pequeno Colombo, de Rodrigo Gava.

Mas nem tudo se limita aos pequeninos: a indústria do audiovisual nunca vira as costas para os cinéfilos, que terão pela frente atrativos como o retorno de um nome de peso como Selton Mello (presente em Soundtrack), um dos lançamentos de hoje, e os novos filmes de cineastas reconhecidos como Terrence Malick e Christopher Nolan.


As aventuras do pequeno Colombo
Diretor que já foi premiado no prestigiado AnimaMundi, o carioca Rodrigo Gava dá uma remexida nos fatos históricos no filme em que Cristóvão Colombo é tratado por Cris. Formado em desenho industrial pela UFRJ, Gava, na trama, reúne Cris com os amigos Leo Da Vinci e Monalisa. Todos partem de Gênova (Itália) para uma aventura, para a caça de um tesouro que pode ajudar o pai do protagonista. No encalço, entretanto, terão a inesperada companhia da criatura batizada de Nautilus. O longa conta, na dublagem, com as participações de Isabelle Drummond e José Wilker (num dos últimos trabalhos).

Transformers: O último cavaleiro
Duas horas e meia de corre-corre, de explosões e de automóveis dotados de sentimentos. A promessa de tudo isso está no mais recente filme de Michael Bay, que volta a comandar, passados três anos, a franquia da Paramount. Mark Wahlberg, Isabella Moner (de Lendas do templo perdido) e Anthony Hopkins podem até estar no elenco, mas o maior interesse dos espectadores volta-se para o gigante Optimus Prime e companhia. Enquanto ele vasculha o espaço, atrás de pistas dos supostos criadores dos Transformers, chamados de Quintessons, a Terra é invadida por alienígenas. Como poderá ele auxiliar?

Carros 3
Produto de sucesso da Disney-Pixar, a franquia Carros teve o último exemplar apresentado há seis anos, numa carreira azeitada por um total de renda que superou US$ 1 bilhão, desde a criação original, que despontou em 2006 e rendeu indicação ao Oscar de melhor animação. Na nova aventura, a fim de competir na Copa Pistão, o protagonista Relâmpago McQueen terá auxílio de uma treinadora, depois de afastamento temporário das pistas de corrida. O diretor da nova fita é o estreante Brian Fee que, no passado, fez parte do storyboard da aventura Wall-E.

D.P.A. ; O filme
Na corrente de episódios da série de televisão Detetives do prédio azul, apresentada desde 2012, o mesmo diretor de sucessos como Minha mãe é uma peça: O filme (2013), André Pellenz conduz a aventura dos jovens Sol, Pipo e Bento. Na tela, o trio peregrina pelo Rio de Janeiro, tentando solucionar um mistério que pode resultar na demolição do prédio em que vivem e é administrado pela síndica Dona Leocádia (Tamara Taxman). No conhecido elenco, destaque para Mariana Ximenes, Maria Clara Gueiros e Aílton Graça, todos intérpretes de bruxos.
[VIDEO1]
Soundtrack
Sob a direção da dupla de profissionais conhecidos como 300ml (leia-se, Manitou Felipe e Bernardo Dutra), Soundtrack conta a trajetória de mudanças de curso, em termos de visões de vida e arte, por parte do fotógrafo Cris (Selton Mello). Com a finalidade de criar selfies, numa estação polar, Cris parte para expedição, ao lado de um cientista (interpretado por Seu Jorge) e de um parceiro britânico (Ralph Ineson, de A bruxa).

Em ritmo de fuga

Em ritmo de fuga
Pelo menos três profissionais envolvidos na produção tornam a fita das mais esperadas do período de férias: além de Ansel Elgort (A culpa é das estrelas) e de Kevin Spacey no elenco, o diretor do filme de ação é Edgar Wright, o mesmo do cultuado Scott Pilgrim contra o mundo (2010). Um acidentado plano de delinquentes, em gangue que conta com Baby (Elgort), resulta numa fuga desesperada do rapaz. Costumaz motorista do bando, ele ; que é mudo e não desgruda dos fones de ouvido ; se liberta de todos, em busca de uma riqueza tão somente pessoal.

De canção em canção
Com um elenco bastante hypado, que inclui Michael Fassbender, Ryan Gosling e Natalie Portman, o diretor Terrence Malick comanda a história de ciranda romântica ambientada na musical Austin (Texas). Compositores de rock, uma garçonete e um endinheirado produtor musical agitam a corrente de traições em pauta.

Gatos
Sensação no circuitos de festivais de filmes, o primeiro longa da diretora Ceyda Torun cerca uma paixão milenar: há em Istambul (a maior cidade da Turquia) uma estreita relação entre moradores e os ilustres felinos da região, ressaltados na fita. Sete deles, que habitam a populosa cidade portuária para além de confirmarem a comprovada admiração selada pelo profeta Maomé para com os gatos, são praticamente idolatrados pelos seus donos.

Dunkirk
Dez desesperadores dias para a frente aliada, logo no despontar da Segunda Guerra Mundial, estão reproduzidos, neste drama assinado por Christopher Nolan que, na carreira, já agrupa uma dezena de longas, com destaque para a trilogia de Batman. Na linha de frente dos atores que encenam corpo de combatentes estão Tom Hardy, Cillian Murphy e Mark Rylance. A Operação Dínamo, representada no longa, ocorreu em Dunquerque (cidade portuária, ao norte francês).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação