Diversão e Arte

Intervenção urbana do Palco Giratório, Dilúvio MA, debate questão ambiental

Lixo e crise hídrica estão entre as pautas do espetáculo promovido pela Ecopoética de Porto Alegre no sábado em Brasília

Adriana Izel
postado em 07/07/2017 15:36
Imagem da intervenção Dilúvio MA em Porto Alegre
A crise hídrica e a produção de lixo são os temas da intervenção urbana Dilúvio MA, que estará em Brasília no sábado (8/7), a partir das 12h, na Ponte JK. O espetáculo é promovido pela Ecopoética de Porto Alegre e integra a programação do evento Palco Giratório.

A ideia para o espetáculo Dilúvio MA surgiu em 2013 após um projeto de pesquisa de Rossendo Rodrigues e Marina Mendo sobre espaços aquáticos poluídos no Rio Grande do Sul. "Existia essa nossa premissa de agir poeticamente, de criar uma relação entre as artes cênicas e a cultura de sustentabilidade", explica Rossendo ao Correio.

A dupla queria aproximar os temas de criações poéticas, que fossem voltadas para as necessidades ambientais e urgentes. Assim surgiu a questão do lixo, que está representada na intervenção por meio da perfomance, que consiste na suspensão de dois atores dentro de uma rede cheia de resíduos sólidos em cima de um rio, lago ou mar -- no caso de Brasília, do Lago Paranoá, nas proximidades da Ponte JK. "Trabalhamos um conceito que vai além da questão do lixo, que se baseia na própria forma das relações humanas e também na crise hídrica", completa.

[VIDEO1]

Antes de chegar a Brasília, o espetáculo já foi realizado em outras cidades. Em Porto Alegre, cidade natal da Ecopoética, teve encenações entre 2014 e 2015 e depois a intervenção teve um giro nacional por meio do evento Palco Giratório. "Houve um impacto positivo com o público. Quando começamos a rodar o país, a gente não sabia no que daria. Em Belo Horizonte, teve uma comoção muito grande. As pessoas se identificam com o assunto que queremos abordar", comenta Rossendo Rodrigues.

Serviço
Dilúvio MA
Ponte JK (Lago Paranoá). Sábado, às 12h. Entrada franca. Classificação indicativa livre.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação