Com cada vez mais frequência, blogueiras ganham status de celebridade. Formadoras de opinião que atuam em nichos, elas carregam como marca uma comunicação direta com os seguidores. Em uma sociedade regida por conexões 24 horas por dia, sete dias por semana, um curioso movimento chama atenção: famosas na internet, influenciadoras digitais têm lançado livros que prolongam a experiência digital e ampliam a narração em um formato mais tradicional. Este recurso transmídia ; quando se passeia das telas do celular, tablet ou computador para páginas impressas ; ganha força porque aumenta a audiência (e, por consequência a afeição) com essas personalidades.
Lu Ferreira, do blog Chata de Galocha, publicou recentemente livro homônimo à página da web que criou em 2007. O lançamento funcionou como uma forma de comemorar 10 anos do espaço virtual em que compartilha dicas de viagem, cultura, moda, beleza e gastronomia, entre outros assuntos. Ela conta tudo de forma pessoal e com visão crítica ; aliás, foi essa característica que gerou o apelido de chata de galocha.
Todos os anos o site americano Signature 9 elenca os 99 blogs mais influentes do mundo. Desde 2012, a mineira de Belo Horizonte aparece nessa lista. Por essas e outras razões a blogueira chamou atenção da editora Gente. A aposta foi certeira: na semana de lançamento, Chata de Galocha entrou na lista dos livros mais vendidos do Brasil. A boa visibilidade on-line ; Lu Ferreira tem 660 mil seguidores no Instagram e mais de 60 milhões de visualizações no YouTube ; é um dos fatores determinantes dos bons resultados editoriais.
Formada em desenho industrial e especialista em gestão de marcas, Lu Ferreira defende a conjunção de mídias. ;Acho natural que o público de blogs e canais do YouTube queiram consumir o conteúdo de quem seguem em outras mídias. O mercado editorial tem apostado nos criadores digitais e, pelo que observo, dá certo;, conta. A autora vem a Brasília na próxima sexta e lança o livro na Saraiva do Pátio Brasil.
Outros lançamentos
Diga sim
Também entrou no ar em 2007 e acaba de sair em formato impresso Constance Zahn: o guia essencial de casamentos. A publicação espelha o conteúdo do blog que a especialista Constance Zahn administra pessoalmente.
Fitness & mais
Com 3,5 milhões de seguidores no Instagram, número expressivo que se repete nos acessos ao blog pessoal, a ;musa; fitness Gabriela Pugliesi vai além dos abdominais em A vida é mara. Com teor de auto-ajuda, o livro tem textos leves sobre gratidão e a busca por autoconhecimento.
Moda com propósito
Depois de lançar uma bem-sucedida primeira edição e aparecer na lista dos 10 livros mais vendidos de 2016, a blogueira Cris Guerra lança uma segunda edição de Moda intuitiva. Ela é conhecida por ser pioneira nos blogs de look do dia, mas não defende uma moda uniformizada. Cris compartilha dicas para que cada leitor encontre seu estilo e possa sentir-se melhor na ;pele que habitam;. Ela também defende uma moda consciente. Em vez de consumismo exacerbado, olhar com mais calma para o que já se tem no armário pode render boas combinações.
Para interagir
Blogueira e youtuber, Karol Pinheiro compilou, em As coisas mais legais do mundo, 100 textos inéditos sobre temas que a tocavam. A publicação se diferencia porque vem com páginas que podem ser recortadas e usadas como quadros decorativos, no estilo Destrua este diário e outros livros-objeto. O livro também vem com leitor de QR Code que leva a vídeos e outros conteúdos multimídias que complementam a leitura.
Chata de Galocha
De Lu Ferreira. Gente, 200 páginas. Preço médio: R$ 39,90.
Constance Zahn: O guia essencial de casamentos
De Constance Zahn. Paralela, 280 páginas. Preço médio: R$ 109,90.
A vida é mara
De Gabriela Pugliesi. Réptil, 188 páginas. Preço médio: R$ 49,90
Moda intuitiva
De Cris Guerra. Planeta do Brasil, 188 páginas. Preço médio: R$ 23,90
As coisas maislegais do mundo
De Karol Pinheiro. Verus, 144 páginas. Preço médio: 19,90