Deborah Novais - Especial para o Correio
postado em 08/07/2017 15:54
Em 2013, o saxofonista Felipe Vieira lançou o álbum Candango. No entanto, ele quis ir ainda além e criou um projeto em forma de recital didático, para levar música erudita a alunos do ensino público do Distrito Federal. Após passar por escolas em Gama, São Sebastião e Ceilândia, além de se apresentar para os jovens no Teatro dos Bancários, o músico foi para as cidades satélites fazer concertos. Neste sábado (8/7) e domingo (9/7), ocorrem os shows de encerramento na rua ao lado da Feira Central de Ceilândia (CNM 2).
Leia mais notícias em Diversão e Arte
Leia mais notícias em Diversão e Arte
O álbum Candango trata sobre impressões que Felipe tem sobre a cidade, e as músicas têm títulos diretamente relacionados a ela - como Esplanada, Torre de TV e Setor de Clubes Sul. No formato recital didático, também são recitados poemas de Nicolas Behr. "A gente criou um material bem sucinto, uma série de dinâmicas, como se fosse um plano de aula, para que os jovens pudessem executar em suas escolas. Os jovens precisam ser sensibilizados para a música instrumental, porque isso enriquece muito o ser humano", conta o saxofonista.
"A ideia do recital didático era não só apresentar a música instrumental como também falar sobre ela, aprender sobre ela", declara Naiara Lira, que coordena o projeto. Durante as apresentações, os alunos escutavam as melodias e discorriam sobre as próprias impressões, além de responder as perguntas passadas a eles. "A gente apresentou os instrumentos, o papel que cada um tem na música, quais são as possibilidades", conta Felipe.
Depois das idas aos colégios, a equipe - formada por Felipe Vieira (saxofone), Eudes Carvalho (guitarra), Paula Zimbres (baixo), Thiago Cunha (bateria), Ana Iaci (responsável por recitar as poesias) - fez três apresentações no Teatros dos Bancários. ;Foi muito interessante, porque eles tiveram uma conexão com o show, umas vez que já tinham feito a dinâmica em sala de aula e estavam mais abertos e curiosos em relação ao show. Então, foi uma experiência muito bonita;, relembra o saxofonista.
;Depois de já terem oportunidade de ter visto o show no teatro, foi a vez de irmos às cidades deles. Eles, que já inteirados e dentro do nosso universo musical, têm a oportunidade de chamar a família e os amigos para comparecerem;, explica Felipe sobre a última fase do projeto, que pode ser acompanhada neste sábado e domingo.
Escute o álbum:
[VIDEO1]
*Estagiária sob supervisão de Ana Letícia Leão.
[VIDEO1]
*Estagiária sob supervisão de Ana Letícia Leão.