Diversão e Arte

Morre George Romero, diretor de "A noite dos mortos vivos"

Diretor norte-americano praticamente inaugurou o gênero de filmes de zumbis

postado em 16/07/2017 19:35

Cena de

O diretor norte-americano George A. Romero, considerado o pai dos filmes de zombis, morreu neste domingo (16/07), enquanto dormia. Romero, que dirigiu A noite dos mortos vivos, tinha 77 anos e lutava contra um câncer de pulmão.


O diretor praticamente inventou o gênero de filmes de zumbi ao dirigir A noite dos mortos vivos, em 1968. O longa se tornou um clássico dos filmes de terror. Dez anos depois, ele faria Despertar dos mortos, uma espécie de continuação. Em 1985 veio Dia dos mortos e, em 2005, Terra dos mortos. Foram mais de 20 filme como diretor, boa parte deles dedicado ao tema dos zumbis.


Romero influenciou uma boa quantidade de diretores ao longo dos últimos 50 anos, incluindo John Carpenter e Tobe Hooper. Um de seus ensinamentos era que, para fazer filmes de terror não era indispensável ter um orçamento millionário.


O gênero ganhou destaque recentemente com séries como The walking dead e iZombie, mas Romero declarou a um jornal britânico que não gostava do resultado. Segundo ele, seriam apenas novelas nas quais os zumbis apareciam ocasionalmente. Ele teria sido, inclusive, convidado para dirigir um episódio de The walking dead, mas teria recusado. Ele dizia que seus filmes sempre usavam os zumbies para fazer algum tipo de sátira ou crítica social.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação