Diversão e Arte

Nelson Faria toca clássicos da MPB no Clube do Choro

O violoncelista e guitarrista será acompanhado por Daniel Castro

Irlam Rocha Lima
postado em 19/07/2017 07:30
Nelson Faria é um dos brasilienses que faz carreira em circuito internacional
Desde meados da década de 1990, Nelson Faria é um dos músicos brasileiros com presença constante em festivais de jazz no exterior. França, Holanda, Itália e Suíça são alguns dos países da Europa onde o talento e o virtuosismo do guitarrista e violonista mineiro foram apreciados em eventos do gênero; assim como em Washington, em Nova York, em Los Angeles, em Miami e em São Francisco, nos Estados Unidos.

Artista que atualmente se divide entre múltiplos projetos e atividades, Nelson é mais um músico consagrado nacional e internacionalmente que iniciou a carreira na capital. Contemporâneo dos participantes do movimento Rock Brasília, na década de 1980, à época ele era mais ligado à MPB. Na década seguinte, deixou a cidade e desde então está radicado no Rio de Janeiro.

;Quando comecei a tocar profissionalmente, depois de receber aulas dos mestres Gamela e Paulo André Tavares, acompanhei Zélia Duncan em barzinhos e fiz shows instrumentais. Depois, integrei a banda que acompanhou Cássia Eller quando ela passou a morar no Rio, tendo participado inclusive da gravação dos dois primeiros CDs;, lembra. ;Mas, logo em seguida, passei a me dedicar ao jazz, estilo musical que é a base do meu trabalho individual;, acrescenta.

Recentemente, o guitarrista se apresentou no Clube da Bossa e, de volta a Brasília, faz show amanhã e sexta-feira, às 21h, no Espaço Cultural do Choro, pelo projeto comemorativo dos 40 anos do Clube do Choro, acompanhado pelo contrabaixista Daniel Castro. ;Nessas duas apresentações tocarei versões jazzísticas para clássicos da obra de Guinga, Tom Jobim, Pixinguinha, Jacob do Bandolim e outros grandes nomes da MPB, e diferentes períodos;, adianta. ;No sábado, estarei à frente de um workshop de guitarra no Colégio Mackenzie, na QI 6 do Lago Sul;, anuncia.

Nelson, que foi professor de arranjo, harmonia, improvisação e guitarra na Universidade Estácio de Sá e tem exercido o ofício em eventos diversos pelo país, atuou como professor convidado nas universidades norte-americanas Manhattan Scholl of Music (Nova York), Berklee College os Musisc (Boston) e University of South California (Los Angeles), nos Estados Unidos. Desde 2010, integra o corpo docente da Universidade de ;rebro, na Suécia. Ali, costuma passar quatro meses por ano.

Com 20 discos lançados ; sendo oito solo e outros em duos e trios e big bands ; o músico é autor também de cinco livros, entre os quais, A arte da improvisação, Escalas arpejos e acordes para violão e guitarra e Harmonia aplicada a violão e guitarra. Um outro ambicioso projeto de Nelson é a Fica dica premium, uma nova ferramenta para aprender música no YouTube, em que são apresentados vídeoaulas ministradas pelo próprio Nelson e também por Roberto Menescal, Joyce Moreno e Kiko Freitas.

;Desde de 2015, apresento também no YouTube Um café lá em casa, programa que é uma espécie de bate papo regado à música. Na rede, estão 140 programas, com Edu Lobo, Ivan Lins, João Bosco, Baby do Brasil, Zélia Duncan e Leila Pinheiro, entre outros; , conta Faria.




Nelson Faria
Show do violonista e guitarrista, acompanhado pelo contrabaixista Daniel Castro amanhã e sexta-feira, às 21h, no Espaço Cultural do Choro (Eixo Monumental), pelo projeto Clube do Choro ; 40 Anos. Ingressos: R$ 40 e R$ 20. Não recomendado para menores de 14 anos. Informações: 3224-9599.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação