Diversão e Arte

Conheça os showrunners responsáveis por séries de sucesso

Os grandes hits da tevê não se resumem aos protagonistas. Premiações como o Emmy mostram que os showrunners são os responsáveis pela audiência das grandes séries

Ronayre Nunes, Rachel Sabino *
postado em 31/07/2017 07:00
David Benioff e D.B. Weiss foram premiados na última cerimônia

Game Of Thrones, Grey;s Anatomy, The Big Bang Theory, The Flash, American Horror Story. Os sucessos mais populares do mundo das séries são mais do que icônicas mortes e enredos surpreendentes. Por trás dos grandes líderes de audiência, as produções têm um profissional chave: o showrunner. Se ao longo do ano, esses profissionais passam despercebidos, em época de premiação, eles têm chance de subir aos palcos e ganhar a atenção que merecem.

O termo showrunner não tem tradução literal para a língua portuguesa, nem existem profissionais com cargo parecido no Brasil. Porém, a palavra define as mentes por trás das séries e shows de televisão, que tomam conta de todo o processo de produção.

;Eles [os showrunners] são as pessoas que criam a série. Nas produções para a TV, diferentemente do cinema, eles são os criadores que desenvolvem a história, que escrevem. Começam como roteiristas, vendem a ideia para a emissora e passam a tomar todas as decisões sobre a série, desde as grandes mudanças até os mínimos detalhes.; A explicação de Priscila Harumi, autora do livro Guia das séries, expõe o quanto a profissão é importante para o sucesso de uma produção.

Showrunners na prática
Shonda Rhimes é consagrada no ramo de produção e criação de séries
Alguns showrunners ultrapassaram os limites dos bastidores e constroem suas carreiras consagradas em capas de revistas. É o caso da produtora e escritora Shonda Rhimes, à frente da série Grey;s anatomy e presente na produção de Scandal, How to get away with murder e The catch. Com uma produtora particular ; a Shondaland ;, Shonda descobriu uma verdadeira fórmula do sucesso, botando em prática enredos que misturam reviravoltas rápidas e grande rotatividade de personagens em cena.

O cantor e ator Fabio Gomes, 37 anos, é um dos vários fãs das produções de Shonda e lembra que o nome da showrunner em uma série já é um bom motivo para que ele dê uma chance à produção. ;Nem sempre a gente sabe quem é o showrunner de uma série. A maioria das vezes, os personagens são maiores que o próprio criador. As exceções são pessoas como a Shonda Rhimes, Ryan Murphy e Eric Kripke. Sempre que a Shonda está envolvida em uma série, eu dou pelo menos uma chance a ela. Tive gratas surpresas como Scandal e How to get away with murder, mas nem sempre é sinônimo de qualidade como The catch, em que ela era também apenas produtora, e a série simplesmente não funcionou;, explica.
Ryan Murphy, uma verdadeira máquina de sucesso de Hollywood
Outro nome de sucesso em Hollywood é o showrunner Ryan Murphy, que esteve à frente de um verdadeiro desfile de sucesso como American Horror Story, American Crime Story, Glee e Nip/Tuck. Já na vertente comédia das grandes produções, o líder dos grandes sucessos tem nome e sobrenome: Chuck Lorre. Ele comanda hits de popularidade como The Big Bang Theory, Mom, Two and a half men e Mike e Molly. Para se ter uma ideia do poder de Lorre, basta lembrar o episódio em que ele se envolveu numa briga com o superstar de Two and a half men, Charlie Sheen. A briga rendeu a demissão de Sheen, mas Lorre continua firme e forte na emissora norte-americana CBS.

[SAIBAMAIS]Mas qual seria o segredo do sucesso desses verdadeiros gigantes dos bastidores? Harumi tem um palpite: ;São pessoas que entendem muito como funciona o business da TV, e também eles são ótimos contadores de história no formato televisivo. O segredo do sucesso é esse envolvimento completo que eles têm com as produções;, explica.

Novos nomes

[SAIBAMAIS]Se alguns nomes já levam vários hits de audiência no currículo, os novos showrunners estão prontos para entrar na briga do sucesso, e ninguém melhor do que David Benioff e D. B. Weiss para representar o poder da nova geração de showrunners de Hollywood. Os dois são os responsáveis pela adaptação televisiva de Game Of Thrones, e já trabalham em Confederate, a nova aposta do canal HBO para substituir o sucesso das terras de Westeros.
David Benioff e D.B. Weiss foram premiados na última cerimônia
Rachel Bloom é outro nome que promete ser muito ouvido no futuro do universo das séries. No comando e protagonismo de The crazy ex-girlfriend, Rachel conquistou ano passado o Globo de Ouro de melhor atriz em uma série de comédia, derrotando ícones históricos de Hollywood e mostrando que tem poder na indústria do entretenimento norte-americana. No universo dos super-heróis, é a vez de Andrew Kreisberg. Ao liderar Supergirl, The Flash e Legends of Tomorrow, Kreisberg desponta força perante o contexto mais popular das séries de TV.

;É um trabalho muito difícil, porque você tem de tomar decisões sobre tudo. É difícil, mas deve ser muito recompensador, eu imagino;, conclui Harumi.

*Estagiários sob supervisão de Severino Francisco

;Um trabalho muito difícil, porque você tem de tomar decisões sobre tudo;
Priscila Harumi, autora do livro Guia das séries

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação