Diversão e Arte

Vera Lúcia de Oliveira lança obra na sexta-feira no restaurante Carpe Diem

'O beijo da mãe e outros ensaios de literatura & psicanálise' custará R$ 35 e tem 170 páginas

Alexandre de Paula
postado em 03/08/2017 07:30
Vera Lúcia de Oliveira lança 'O beijo da mãe e outros ensaios de literatura & psicanálise


A professora de literatura Vera Lúcia de Oliveira, especialista na área pela Universidade de Brasília, sentia, ao ler grandes obras, que alguma coisa ficava sem ser entendida. ;Sou uma leitora voraz e sempre gostei de me aprofundar nas leituras, mas acabava sempre num lugar sem domínio, em que parecia haver algo mais;, conta. Ela descobriu que uma maneira de preencher essa lacuna era analisar as obras pelo viés da psicanálise.

É essa junção entre literatura e psicanálise que Vera Lúcia propõe no livro O beijo da mãe e outros ensaios de literatura & psicanálise. A professora, que se especializou em teoria psicanalítica pelo UniCeub, apresenta no livro textos em que analisa obras literárias com ferramentas da psicanálise.

;O livro reúne textos da literatura com o instrumental da psicanálise, porque é um método privilegiado para a interpretação da literatura;, conta a professora. ;Eu tinha essa intuição de que havia mais coisas nos livros do que estavam ditas claramente e com a psicanálise consegui compreendê-las melhor.;

Vera cita uma frase do psicanalista Sigmund Freud para explicitar essa relação: ;Onde quer que tenha chegado um homem de ciência, lá já esteve um poeta;. ;Freud (que era genial, absurdamente inteligente) entendeu que só a medicina fisiológica não era capaz de explicar o homem, ele foi pioneiro nessas relações;, comenta.

O beijo da mãe é o primeiro livro de Vera, que criou coragem agora para lançá-lo. ;Venho reunindo esses textos há alguns anos. Resolvi publicar até por estímulo dos amigos. Tenho um amigo que brinca: ; publicar ou perecer;. Porque ou você faz isso ou aquilo morre na sua gaveta e ninguém mais terá acesso;, reconhece.

O título do livro, conta Vera, vem de um ensaio que analisa a cena inicial do livro Em busca do tempo perdido, do francês Marcel Proust. No início da obra, o narrador fala da infância e de como era incapaz de dormir se a mãe não o beijasse e da dimensão que isso toma na vida dele. ;Eu li a primeira vez e fiquei muito impressionada com aquele sentimento profundo da criança. Pensava que não poderia ser só nervosismo, deveria ter algo a mais. Depois, descobri, com a psicanálise, que realmente tinha;, lembra Vera.

Além de Proust e Freud, Vera analisa, no livro, textos de autores como Machado de Assis, Guimarães Rosa, Eça de Queiroz e Shakespeare, além alguns filmes. Um exemplo analisado é o conto A terceira margem do rio, de Rosa. ;É um conto misterioso, cada pessoa faz a sua interpretação. No livro, apresento a minha.;

A professora conta que já pensa em outra obra. ;Tenho vários artigos escritos mais focados em análises literárias e outros que quero escrever e penso, sim, em juntá-los em um livro também;, adianta.

[FOTO2]
O beijo da mãe e outros ensaios de literatura & psicanálise
De Vera Lúcia de Oliveira. Lançamento sexta-feira (4/8) no restaurante Carpe Diem (104 Sul) a partir das 19h. Thesaurus Editora. 170 páginas. R$ 35. Informações: (61) 98303-5678.




Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação