Diversão e Arte

Doctor who terá sua primeira protagonista mulher após 10 temporadas

A atriz Jodie Whittaker dará vida à 13ª transformação do viajante do tempo

Ronayre Nunes
postado em 08/08/2017 07:30
Atriz Jodie Whittaker
No fim do último mês, os fãs de séries ganharam uma novidade histórica. Doctor who, que é exibida pelo canal estatal britânico BBC desde 1963, pela primeira vez terá uma temporada completa estrelada por uma mulher. Esta semana, a revista on-line NME informou que o lançamento da 11; temporada já tem até data de estreia, no fim de 2018. A atriz Jodie Whittaker dará vida à 13; transformação do viajante do tempo. Jodie é famosa nas terras da rainha e tem um vasto currículo em produções de sucesso. Mesmo assim, sobraram polêmicas sobre a escolha da nova Doctor.

[SAIBAMAIS]Em entrevista à BBC, Jodie pediu aos fãs para ;não terem medo do meu gênero;. E completou: ;Esse é um momento muito animador da minha vida. Os fãs já viveram tantas mudanças e essa é somente outra, uma mudança diferente, não uma mudança assustadora;. O canal, em pronunciamento oficial, afirmou que Jodie ;está destinada a ser uma icônica doutora. Nós esperamos que os telespectadores possam apreciar o que pensamos para a continuação da história;.

O site informou que Jodie ganhará a mesma quantia do último Doctor, Peter Capaldi (cerca de 200 mil euros), fato raro no canal. De acordo com o portal Standart, a BBC paga uma média de cinco vezes mais para homens, em relação às mulheres. Steven Moffat, o showrunner da série, declarou ; no painel da série na Comic-Con, em julho ; que a polêmica direcionada à nova Doctor é uma criação da mídia: ;Eu gostaria que todo jornalista que está escrevendo um artigo sobre o tema simplesmente calasse a boca;. Ele disse ainda que ;os fãs de Doctor who estão muito animados pelo fato de termos uma brilhante atriz, e pelo fato de ela ser uma mulher;.

Pedro Alves, de 16 anos, é um fã da série e um entusiasta da nova Doctor. ;Devo admitir que fiquei encantado com a atriz, acho que ela fará jus ao papel com uma grande atuação devido ao que ouvi sobre atuações anteriores.;

Tecnicamente, não é a primeira vez que o Doctor ; um alienígena que tem o poder de se regenerar em vários corpos diferentes ; ganha a interpretação de uma mulher. Joanna Lumley já realizou uma interpretação feminina do Doctor em uma esquete especial em 1999, mas Jodie será a primeira a dar vida ao viajante do tempo em uma temporada completa. A série também apresenta outros personagens importantes ; como The Master e The General ; que ganharam interpretações femininas ao longo dos anos.

Para a professora Tânia Montoro, da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília, a representação feminina em papéis importantes de séries é fundamental, principalmente pelo recado cultural que expressa. ;É muito importante pela mudança cultural do olhar. Essa mudança já demonstra certo avanço, agora falta muito essa mudança cultural, esse avanço na prática, essa mudança no cotidiano, é o mais difícil de se implementar;, explica a professora.

* Estagiário sob supervisão de Nahima Maciel

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação