Jornal Correio Braziliense

Diversão e Arte

Filme de Vladimir Carvalho é finalista de prêmio

'Cícero Dias, o compadre de Picasso' está entre os indicados na categoria melhor documentário no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro


Cícero Dias, o compadre de Picasso está entre os finalistas do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro da Academia Brasileira de Cinema na categoria de melhor documentário. Dirigido por Vladimir Carvalho, o longa revela as influências que levaram o pernambucano Cícero Dias a ser um dos expoentes do movimento modernista brasileiro.

Organizado anualmente pela Academia Brasileira de Cinema, o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro ocorrerá em 5 de setembro no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. As categorias se dividem em melhor longa-metragem, melhor curta-metragem, melhor ator e atriz, entre outras.

Para votar no longa Cícero Dias, o compadre de Picasso clique aqui.

Cícero Dias, o compadre de Picasso

Sob direção de Vladimir Carvalho, o longa resgata a biografia e a obra do pernambucano essencial para o movimento modernista brasileiro. Na tela, são expostos um registro com depoimentos do próprio protagonista, além de expoentes da cultura brasileira como Ariano Suassuna e o artista plástico Francisco Brennand. Também é possível ver as diversas obras do artista. Desde as marcantes cores quentes ao diálogo com a vanguarda europeia e o retorno ao abstrato.
Finalistas no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro na categoria de melhor documentário
Cícero Dias, o compadre de Picasso de Vladimir Carvalho
Eu sou Carlos Imperial de Renato Terra e Ricardo Calil
Quanto tempo o tempo tem de Adriana L. Dutra
Menino 23, infâncias perdidas no Brasil de Belisario Franca
Marias de Joana Mariani
Curumim de Marcos Prado
Cinema Novo de Eryk Rocha