Diversão e Arte

Lenda de Elvis, o 'rei do rock', perdura 40 anos após sua morte

Elvis é considerado o artista mais vendido de todos os tempos, e em 2016 a revista Forbes o classificou no quarto lugar na lista das celebridades falecidas com maior receita, com 27 milhões de dólares

Agência France-Presse
postado em 14/08/2017 17:18
Elvis Presley, o rei do rock e lenda americana que transformou a cultura popular e vendeu mais de um bilhão de discos no mundo, é idealizado mais do que nunca no 40; aniversário de sua trágica morte.
Estima-se que mais de 50.000 pessoas comparecerão a Graceland, sua mansão em Memphis, Tennessee, para homenagear o rei do rock, que morreu em 16 de agosto de 1977, aos 42 anos.

Elvis é considerado o artista mais vendido de todos os tempos, e em 2016 a revista Forbes o classificou no quarto lugar na lista das celebridades falecidas com maior receita, com 27 milhões de dólares.

"É a única pessoa dos tempos modernos que é reconhecida imediatamente pelo primeiro nome no mundo todo", disse o autor britânico Ted Harrison, que escreveu dois livros sobre Presley.

"Você diz ;Elvis; em Pequim, Nicarágua, Estônia ou Fiji e todo mundo sabe de quem você está falando, além de todos os idiomas e culturas", disse à AFP.

Sua voz e estilo únicos combinaram R, blues, country, gospel e música negra, desafiando as barreiras sociais e raciais do seu tempo, e seu característico movimento de quadris ao dançar o fez merecedor do apelido "Elvis, a Pélvis".

Transbordando estilo, carisma e sex appeal, Elvis se tornou a fantasia de milhões de mulheres e fonte de inspiração para todos os que chegaram depois, dos Beatles e Rolling Stones a Bruno Mars, que atualmente lidera os rankings.

"Ouvi-lo pela primeira vez foi como sair de uma prisão", disse Bob Dylan.

No final dos anos 1960, o compositor e diretor Leonard Bernstein o qualificou de "a maior força cultural do século XX".

"Famoso entre os famosos"

Sucessos como "Heartbreak Hotel", "Hound Dog", "Jailhouse Rock" e "Are You Lonesome Tonight" são reconhecidos imediatamente. Sua música foi reeditada e relançada inúmeras vezes desde a sua morte.

[SAIBAMAIS]Mais de 20 milhões de pessoas visitaram Graceland, seu lar durante duas décadas, desde que Priscilla, sua ex-esposa e mãe da sua única filha, Lisa-Marie, a abriu ao público em 1982.

Cerca de 600.000 visitantes vão ao local todos os anos, gerando cerca de 150 milhões de dólares adicionais à economia de Memphis. E não há sinais de declínio: em março foi inaugurado um novo complexo de entretenimento e um hotel em um prédio de 16 hectares, cujo investimento chegou a 45 milhões de dólares.

Os fãs com frequência se emocionam até as lágrimas diante do seu túmulo em Graceland - onde está enterrado junto com seus pais, Gladys e Vernon, e sua avó Minnie-Mae -, que cobrem de flores e lembranças.

"Sua música transcende nossa geração porque não há nada como ;Hound Dog;", disse Stephanie Harris, 42, uma vendedora de seguros de Michigan.

No centro de Memphis, lar do blues, pode-se comprar quase tudo com figuras de Elvis, desde uma árvore de natal até malas. Nos bares, Elvis de papelão te recebem do lado de fora, e caixas de som ressoam sua música.

"Ele é o famoso entre os famosos", disse Lisa Bseiso, de 36 anos, que fundou o Fã Clube oficial de Elvis Presley do Catar, onde nasceu e cresceu.

"Quarenta anos depois da sua morte, continua sendo tão amado quanto antes. Por isso é um fenômeno", acrescenta Bseiso, em Memphis para o aniversário da morte do cantor.

Música negra

Filho de um caminhoneiro e uma operária têxtil, Elvis nasceu em 8 de janeiro de 1935 e cresceu em uma casa de dois quartos em Tupelo, Mississippi.

Em 1948, se mudou para Memphis com seus pais e se formou no segundo grau. Gravou seu primeiro disco aos 19 anos e quase instantaneamente se transformou em uma estrela.

Os conservadores ficaram atentos à rebeldia de Elvis e à sua dança insinuante com movimentos de quadris e pernas. Ele cruzou a linha racial em um momento em que o fantasma da segregação ainda pairava sobre o sul dos Estados Unidos.

"Mais preocupante para muitos brancos foi a forma como ele se apropriou da música afro-americana e a apresentou como dominante", afirma Harrison.

Depois, Elvis passou uma temporada de dois anos no exército americano durante a Guerra Fria, pelo qual foi enviado à Alemanha Ocidental e promovido a sargento. Após pendurar o uniforme, se tornou um artista de família e respeitável.

E assim como encarnou o "american dream" - um menino humilde que acabou comprando Cadillacs para estranhos na rua por capricho -, simbolizou também a decadência dos Estados Unidos.

No final da sua carreira, obeso e viciado em medicamentos, viveu totalmente recluso, à sombra do que tinha chegado a ser em outra época.

Seu último show foi em 25 de junho de 1977 em Indianápolis. Em 16 de agosto, foi encontrado morto no banheiro da sua casa.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação