postado em 16/08/2017 14:20
A Secretaria de Cultura do Distrito Federal lançou, na manhã desta quarta-feira (16/8), o projeto Cultura Educa, programa voltado para incentivar a política de formação, qualificação e profissionalização em arte e cultura no DF.
A iniciativa realizará atividades sócioeducativas com crianças e adolescentes da rede pública de ensino, promovendo visitações a espaços culturais, por meio de ações como: Escola vai ao cinema, Festivalzinho (dentro do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro), concertos didáticos, entre outros incentivos, a visitação de espaços culturais da cidade.
Em nota enviada à imprensa, o secretário de cultura Guilherme Reis afirma que: "Com esta iniciativa, entendemos a cultura e a educação como setores indissociáveis para a construção de ações de Estado desde a formação básica das nossas crianças até a estruturação de iniciativas sustentáveis para a economia criativa da cidade;.
Outro objetivo do programa é a qualificação dos gestores culturais públicos e privados, envolvendo professores, diretores e coordenadores pedagógicos.
O Cultura Educa terá apoio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), com financiamento de projetos, além dos editais nas áreas culturais, que desenvolverá iniciativas de educação patrimonial, formação e residência artística. O edital Ocupação de espaços públicos será voltado para ações dentro das escolas, e o edital de Audiovisual, com projetos de capacitação e formação voltados para a área.
;O programa responde a uma demanda histórica do movimento cultural para promoção de ações integradas, reduzindo barreiras socioeconômicas e investindo em profissionalização;,afirma Mariana Soares, subsecretária de Políticas de Desenvolvimento e Promoção Cultural, em nota à imprensa.