Diversão e Arte

Morre o ator e diretor Jerry Lewis, o 'Rei da Comédia', aos 91 anos

O artisita morreu em sua casa, em Las Vegas, de "causas naturais", segundo pessoas próximas

postado em 20/08/2017 15:12
O artisita morreu em sua casa, em Las Vegas, de
Verdadeira lenda da comédia mundial, o ator norte-americano Jerry Lewis morreu neste domingo (20/8), informaram diversos veículos de imprensa dos Estados Unidos. Lewis tinha 91 anos e faleceu em sua casa, em Las Vegas. Segundo o canal de tevê Fox News, pessoas próximas disseram que ele morreu de "causas naturais".

Desde jovem, Lewis trilhou uma carreira de sucesso que incluiu apresentações em casas noturnas, teatros da Broadway, programas de tevê e filmes. Seu sucesso começou aos 20 anos, quando montou dupla com o ator Dean Martin. Lewis invariavelmente incorporava um personagem hiperativo e trapalhão, para o desespero do sério e paciente Martin.

A dupla rompeu a parceria em 1956, e o suceeso de Lewis só fez aumentar. Sozinho, ele etrelou alguns de seus filmes mais famosos, como O professor aloprado (1963), O mensageiro trapalhão (1961) e O terror das mulheres (1961). Essas obras fizeram imenso sucesso ao redor do mundo, e, no Brasil, eram um programa familiar imperdível nas tardes de domingo nos anos 1980.
Nessa época, mesmo filmes de duas décadas atrás faziam sucesso. Por isso, Lewis mereceu a alcunha de o Rei da Comédia, embora críticos de sua época questionassem seu talento. O público, porém, o amava.

Filantropia


A carreira cinematográfica de Lewis começou em 1941, com A amiga da onça. Depois disso estrelou, dirigiu e atuou em inúmeros filmes até 2016, ano em que participou de A sacada, de Benajmin e Alex Brewer, estrelado por Nicholas Cage.
Lewis também se destacou como filantropo. De 1996 a 2010, ele apresentou um programa anual na tevê dos EUA para arrecadar fundos para a Associação de Distrofia Muscular (MDA, na sigla em inglês). Estima-se que o show tenha contribuído com cerca de US$ 2 bilhões para o combate à doença.
Jerry nasceu em 16 de março de 1926 em Newark. Casou-se duas vezes e teve sete filhos.


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação