Diversão e Arte

Poeta peruano Arturo Corcuera morre aos 81 anos

Há algumas semanas, o autor de "Noé delirante", e conhecido no mundo literário peruano como "mago da palavra", recebeu o prêmio Feira Internacional de Lima

Agência France-Presse
postado em 21/08/2017 21:13
Há algumas semanas, o autor de
O poeta peruano Arturo Corcuera, prêmio Casa das Américas 2006 e mais representativo da Geração 60, morreu nesta segunda-feira (21/8) aos 81 anos, informou sua família.
Sua filha Rosamar Corcuera comunicou seu falecimento através do Facebook. O Ministério da Cultura estendeu suas condolências à família e amigos do poeta.

"Morreu o poeta Arturo Corcuera. Expressamos nossas condolências à sua família. Seu corpo será velado no Casarão de San Marcos", informou no Twitter La Casa de la Literatura, um centro cultural.

Há algumas semanas, o autor de "Noé delirante", e conhecido no mundo literário peruano como "mago da palavra", recebeu o prêmio Feira Internacional de Lima ;LIMA Literatura 2017; por sua criação de um "universo poético singular, onde o lúdico nasce dos recursos retóricos e fonéticos da língua espanhola para iluminar a realidade".

O evento reuniu poetas e admiradores dos versos de Corcuera.

O autor nasceu no distrito de Salaverry, na região La Libertad (norte), em 30 de setembro de 1935 e estudou literatura na Universidad Nacional Mayor de San Marcos em Lima. Em 1963, Corcuera ganhou o Prêmio Nacional de Poesia por "Noé delirante" e em 2006 o Prêmio Casa das Américas após a publicação de "A bordo del arca".

Entre suas publicações também se destacam "Las sirenas y las estaciones" (1976), "Poesía de clase" (1968), "Puente de los suspiros" (1982), "Declaración de amor" (1995), "Canto y gemido de la tierra" (1998), "Puerto de la memoria" (2001), "A bordo del arca" (2006), entre outras.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação