Diversão e Arte

Conheça as obras produzidas em homenagem à Lady Di

Vinte anos se passaram desde a morte da princesa e a memória da princesa Diana permanece viva em documentários, filmes e livros

Matheus Dantas*
postado em 31/08/2017 12:00
Documentários e livros são produzidos até hoje para contar a história da princesa
Nesta quinta-feira (31/8), completam-se 20 anos do trágico acidente de carro que tirou a vida da princesa Diana. Duas décadas se passaram e a princesa do povo até hoje é lembrada pelas pessoas, principalmente pelos britânicos, que todo ano prestam homenagens à Lady Di, com flores e fotos, em frente ao Palácio de Kensington.

Admirada por muitos, Lady Di deixou um legado pelo mundo: seu ativismo humanitário e participação em projetos sociais, como a conscientização da AIDS, combate ao câncer e campanha internacional contra as minas terrestres, a fizerem ganhar o prêmio Nobel da Paz, sendo reconhecida como a princesa do povo.

Todas essas ações fizeram com que a vida da Princesa de Gales fosse retratada em diversos meios. Documentários, filmes e livros não se esgotam para contar a história de Diana, com obras desde as teorias da conspiração sobre sua morte, biografias, contos de pessoas próximas e da família real. O Diversão & Arte selecionou algumas dessas obras para você conhecer mais sobre a vida da princesa do povo, que marcou uma geração.

Documentários e filmes


Princesa Diana: Na primeira pessoa

Produzido pela National Geographic, a biografia é dedicada ao percurso de vida da princesa de Gales, passados 20 anos da morte. A obra traz áudios de uma entrevistas que Diana concedeu para uma biografia em 1991.

A verdade sobre a morte de Diana

Dirigido por Tim Conrad, o documentário traz revelações surpreendentes do acidente em Paris, que levou a morte da princesa aos 36 anos. No filme, Colin McLaren, detetive de renome internacional, investiga a fundo os acontecimentos que antecederam a morte da princesa.

Tragédia ou traição?

Produzido pelo canal TLC, o filme tem três horas com áudios, vídeos e declarações do biógrafo Andrew Morton. O longa aponta a família real como responsável por armar a morte de Diana.

Diana, a nossa mãe ; A sua vida e legado

Do diretor Ashley Gething, o documentário traz os olhares dos príncipes William e Harry sobre própria mãe. Eles revelam experiências com Diana, entre fotos e vídeos inéditos.
Lady Di: Suas últimas palavras

Produzido pela National Geographic e dirigido por Tom Jennings, o documentário traz em uma ordem cronológica os acontecimentos da vida de Diana desde a infância, o casamento com o príncipe Charles e a conturbada separação. Com uma nova perspectiva, o longa revela os pensamentos e sentimentos da princesa em um momento muito específico da vida.
A rainha

Um dos filmes de maior sucesso sobre a morte da Princesa Diana, o longa traz as reações da rainha Elizabeth II após receber a notícia do trágico acidente de Diana, isolando a família real dos holofotes no palácio Balmoral.


Livros


As crônicas de Diana

Livro escrito pela inglesa Tina Brown desfaz os mitos e lista os casos amorosos da princesa, deixando de lado as teorias da conspiração sobre a morte.

Uma questão de honra

Escrito por Paul Burrell, ex-mordomo e confidente de Diana, o livro baseia-se em cartas endereçadas ou escritas pela princesa, algumas de teor bombástico.

A história não contada

A autora Monica Ali traz uma nova perspectiva sobre Diana, abordando como seria a vida da princesa se ela tivesse ido para os Estados Unidos para fugir do assédio da mídia. Monica Ali imaginou uma das muitas hipóteses do que poderia ter sido a vida de uma grande personalidade.

Sua verdadeira história

Com a colaboração da própria princesa, a biografia foi escrita por meio de fitas gravadas e enviadas para o jornalista britânico Andrew Morton. No prefácio, o autor fornece detalhes e declarações da princesa.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação