Jornal Correio Braziliense

Diversão e Arte

Mãe, filme de terror do mesmo diretor de Cisne Negro, divide opiniões

Dirigido por Darren Aronofsky e estrelado por Jennifer Lawrence, Mãe recebeu boas críticas, mas desagradou ao público americano

Diretor de Cisne negro, Darren Aronofsky quase não faz filmes fáceis. Com personagens perturbados, Darren nem sempre agrada ao público. É o caso de Mãe. Com boas avaliações por parte dos críticos, o longa estrelado por Jennifer Lawrence causou revolta em parte do público americano e recebeu vaias no Festival de Veneza.

No evento, o diretor explicou que o incômodo foi, de certa maneira, intencional. ;Não quis fazer o público se sentir à vontade, assim como a protagonista nunca está: ela jamais sabe o que vai acontecer;, disse à imprensa.

Presidente de marketing da Paramount, Megan Colligan saiu em defesa do longa. ;O filme é muito audacioso e corajoso. Estamos falando de um diretor e uma atriz que estão no auge de suas carreiras. Não queremos que todos os filmes sejam apostas seguras. E tudo bem se algumas pessoas não gostaram;, declarou.
[SAIBAMAIS]

Boa parte da polêmica pode ter relação com referências e citações bíblicas presentes no filme, que é uma espécie de terror psicológico. No enredo, um escritor (Javier Bardem) e sua mulher (Jennifer Lawrence) mudam-se para uma casa no campo para tentar resolver a crise criativa do artista. Nenhum dos personagens tem nome.

Lá, a personagem de Lawrence reforma toda a casa para tentar ajudar o marido a retomar as atividades como escritor. Tudo segue sem mudanças, até que um dia um casal de estranhos chega ao local e é abrigado pelo marido. Tomado pelo ego e pela bajulação, ele os convida para ficar na casa e consegue, inclusive, voltar a escrever.

A partir daí, a vida da mulher passa a se tornar terrível. Visões, agressões verbais e toda sorte de problemas começam a surgir. Gravado, na maior parte do tempo, pelo ponto de vista dela, o longa apresenta o desespero e o desconforto da personagem com as incômodas visitas, pelas quais o marido faz tudo.

Na segunda parte do filme, sem a presença do casal de visitantes, a vida dos personagens de Bardem e Lawrence parece se ajeitar. Ela está grávida, ele voltou a escrever. Tudo corre bem. Até que a volta da fama, com um novo livro, faz com que vários fãs apareçam. E, ao que tudo indica, a tormenta começa outra vez para a personagem de Lawrence.

A própria casa ganha bastante importância durante o filme. Ela parece ter vida própria e começa a apresentar uma espécie de pulsação conforme os acontecimentos aterrorizam e perturbam a personagem de Lawrence.

A atriz, em coletiva durante o Festival de Veneza, disse que o papel foi um dos mais difíceis da carreira. Ela destacou também a ajuda do diretor e namorado Darren Aronofsky.

;Foi um personagem completamente diferente e também um lado bem distinto de mim, um lado que ainda não conhecia. Ensaiamos por três meses. Darren me ajudou a entrar em contato com ela. Foi até hoje o papel que mais me fez sair de mim;, afirmou.




Outras estreias

Divórcio
Sequestro
O assassino: O primeiro alvo
O piano que conversa
Rodin
Pendular