Diversão e Arte

De Robert Plant a U2, confira discos de rock que ainda sairão em 2017

Lançamentos e discos que vem por aí de nomes importantes para o gênero prometem esquentar o ano

Alexandre de Paula
postado em 24/09/2017 07:00
U2 lança álbum em dezembro de 2017

O rock and roll não parou e 2017 é prova disso. Mesmo que o espaço com o público não seja mais o mesmo, diversos artistas renomados lançaram ou vão lançar, neste ano, discos em que provam que o gênero ainda está vivo (e passa bem). Robert Plant, U2, Morrissey, Noel e Liam Gallagher, por exemplo, divulgam álbuns nos próximos meses.

Ex-Led Zeppelin, Robert Plant volta neste ano com um trabalho de inéditas. O cantor, um dos mais importantes vocalistas da história do rock, lança Carry fire em 13 de outubro. O álbum terá 11 músicas. Plant foi acompanhado pela banda The Sensational Space Shifters, que toca com ele há algum tempo.

[VIDEO1]
Plant comentou, em nota, que o álbum mistura sonoridades do passado e do presente. O primeiro single, The may queen, é uma balada com pegada folk. ;Eu respeito e aprecio minhas obras passadas, mas, cada vez mais, eu sinto a inspiração e o incentivo de criar novos trabalhos, preciso misturar o antigo e o novo;, explicou o cantor.

Outro medalhão do rock, o cantor Morrissey, ex-The Smiths, também lança um álbum de inéditas neste segundo semestre. A previsão é de que Low in high school seja lançado em 17 de novembro. O disco foi gravado na França e produzido por Joe Chiccarelli.

Morrissey divulgou recentemente o primeiro single do disco, Spent the day in bed. Na canção, Morrissey retoma a verve crítica. Ele pede, por exemplo, que o público deixe de ler notícias. ;Because the news contrives to frighten you/ To make you feel small and alone (porque as notícias contribuem para assustar você / Para fazer você se sentir pequeno e sozinho, em tradução livre);, canta. O texto de apresentação da gravadora BMG diz que o disco ;captura o zeitgeist de um mundo em constante mudança;.
[VIDEO2]

O U2 também lançará um álbum de inéditas neste ano. O disco, intitulado Songs of experience, é uma espécie de continuação de Songs of innocence (de 2014). Os nomes dos álbuns fazem referência a um livro do poeta britânico William Blake, Songs of innocence and experience.

Alguns singles foram lançados, mas o álbum chega às lojas e às plataformas digitais apenas em dezembro. O disco foi profundamente marcado por um acidente de bicicleta que deixou o vocalista Bono Vox à beira da morte. ;Então, muitas das músicas são como cartas para minha esposa, cartas para meus filhos e filhas;, disse o cantor à Rolling Stone.

Disputa

Os fãs de Oasis podem matar um pouco a saudade neste ano. Os irmãos Gallagher também lançam álbuns solo no segundo semestre. O clima de rivalidade característico dos dois continua presente. Liam será o primeiro a divulgar o disco, em outubro, e já afirmou à imprensa britância que se trata, de fato, de uma disputa.

;Nós esculhambamos cada banda de merda do universo, e agora somos eu e ele disputando. Tenho certeza de que o álbum dele vai ser bom, mas eu sinto orgulho em dobro do meu, estou realmente confiante. Estou aqui para dar às pessoas o que elas querem;, declarou Liam.

Já o álbum de Noel tem estreia prevista para o início de novembro. Sem comentar muito o trabalho do irmão, ele contou que o disco está pronto e que várias mudanças ocorrem durante o processo.
;Não sei se vou gravar um disco de outro jeito daqui pra frente porque é empolgante demais; até na masterização que foi feita na sexta-feira passada teve mudança. E o disco melhorou muito por causa disso;, comentou.

Lançamento recente

Além dos discos que ainda estão por vir, o novo álbum do Foo Fighters, Concrete and gold, é um exemplo de lançamento recente no gênero. O trabalho sai dois anos depois do EP Saint Cecilia (de 2015). O disco tem som pesado e com presença forte de guitarras distorcidas e impactantes.

Concrete and gold tem participações de luxo, como Paul McCartney, que toca bateria em Sunday rain. Greg Kurstin e Justin Timberlake também participam do disco.

A banda anunciou recentemente que fará quatro apresentações no Brasil em 2018 ao lado do grupo Queen of Stone Age.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação