Jornal Correio Braziliense

Diversão e Arte

Cid Moreira completa 90 anos hoje! Relembre os momentos do jornalista

Cid Moreira é o jornalista com mais tempo à frente de um telejornal. Confira outros momentos importantes da vida da voz mais marcante do Brasil

Cid Moreira nasceu em 29 de setembro de 1927 e marcou época com uma voz inconfundível. Cid está no Guinness book como o jornalista que ficou mais tempo à frente do mesmo telejornal. Relembre alguns outros momentos de Cid Moreira.


Em 1969, Cid Moreira inaugurou a bancada do Jornal nacional, telejornal de maior relevância do país, ao lado de Hilton Gomes. Na bancada, Cid anunciou momentos marcantes para a história do país, como a Constituição Brasileira de 1988, os 100 anos da abolição da escravatura e a morte de Carlos Drummond de Andrade, quando Cid recitou, ao vivo, o poema "E agora, José?".
No aniversário de 50 anos da Rede Globo, Cid Moreira reassumiu a bancada por um dia ao lado do parceiro Sergio Chapelin, que hoje apresenta o Globo repórter. A dupla relembrou os momentos mais marcantes do jornalismo da emissora. Em 1996, a bancada do JN foi entregue para William Bonner, que a ocupa até hoje.


Uma das maiores curiosidades dos telespectadores é o que os apresentadores estão vestindo por trás da bancada. Para quebrar essa curiosidade geral, Cid Moreira confessou, em entrevista no programa Altas horas, que já apresentou o Jornal nacional de bermuda.
Ao entregar a bancada do JN, Cid Moreira foi para o Fantástico apresentar o quadro de mágicas do famoso Mister M. O apresentador emplacou vários bordões que caíram no gosto popular, como ;o senhor de todos os segredos;.
Depois de passar pelo horário nobre de domingo, Cid Moreira se dedicou a gravar passagens da Bíblia em forma de CDs. No auge dos 90 anos, um dos maiores jornalistas brasileiros pretende entregar suas passagens gravadas da Bíblia para o Papa Francisco.
No início desta semana, o prêmio Comunique-se homenageou os "Monstros Sagrados do Jornalismo". Com o tema inspirado em filmes de terror, a cerimônia contou com a voz de Cid Moreiria em uma versão ;aterrorizante; para abrir o Oscar do jornalismo brasileiro.
O jornalista vem recebendo homenagens nas redes sociais desde a manhã. O ex-apresentador do Jornal hoje, Evaristo Costa, publicou uma foto ao lado de Cid na bancada do telejornal desejando os parabéns.