Diversão e Arte

Grupo Adora Roda muda de nome e comemora 10 anos de carreira

A comemoração acontece com um show ao lado de Nelson Rufino

Irlam Rocha Lima
postado em 30/09/2017 07:32
A comemoração acontece com um show ao lado de Nelson Rufino
Sambistas brasilienses que eram amigos e costumavam tocar juntos decidiram, em 2007, formar um grupo que passou a se chamar Adora Roda. O nome foi dado pelo produtor Marcelo Barki. Com apresentações regulares no Calaf ; e posteriormente no Outro Calaf ;, sempre às terças-feiras, os jovens músicos transformaram o conjunto no mais popular da cidade.

No decorrer de uma década de atividade, o Adora Roda fez incontáveis shows, participou de projetos e festivais, gravou um disco e acompanhou nomes consagrados do samba. Mais que isso, virou referência do gênero na capital.

Ao completar 10 anos, o Adora Roda teve que mudar de nome, por divergência com o antigo produtor, que detém a marca. Amanhã, às 16h, já como 7 na Roda, Breno Alves (pandeiro e voz), Vinicius de Oliveira (banjo e voz), Guto Martins (percussão) e Kadu Nascimento (tantã e voz) ; da formação original ;, Pedro Molusco (cavaquinho), Rodrigo Dantas (violão 7 cordas) e Jackson Delano (sopros), tocam no Círculo Operário, no Cruzeiro Velho.
[SAIBAMAIS]

;O nome mudou, mas o nosso compromisso com o samba de raiz mantém-se inalterado. O 7 na Roda vai continuar reverenciando mestres como Cartola, Nelson Cavaquinho, Candeia, Monarco, Dorival Caymmi, João Nogueira, Paulinho da Viola;, afirma Breno Alves.

De acordo com Kadu Nascimento, a escolha do nome ; sugerido pela mulher dele, Tatiana Lobão ; tem a ver com a simbologia. ;O número 7 é cabalístico e está presente em 7 vidas, 7dias da semana, 7 cores do arco-iris, 7 notas musicais, 7 cordas do violão e o nosso grupo tem sete músicos;, explica.

Um dos compositores do grupo, Vinicius de Oliveira acredita que, além da troca de nome, quase nada vai mudar na atuação do 7 na Roda: ;A já tradicional roda, no Outro Calaf, às terças-feiras, vai ter continuidade e, esperamos, que com o mesmo sucesso;.

Convidado especial

Foi nessa roda que o Adora Roda recebeu bambas da importância de Monarco, Noca da Portela, Almir Guineto, Sereginho Meriti, Toninho Geraes, Mauro Diniz e representantes da nova geração do samba, entre eles os cantores e compositores João Cavalcanti e Moyseis Marques, além das cantoras Dorina e Fabiana Cozza. ;Mestre Monarco foi o nosso primeiro convidado. Ele veio a Brasília em 2012 para participar da gravação do nosso primeiro disco e depois tomou parte da roda no Calaf;, lembra Breno Alves.

Amanhã, o 7 na Roda vai ter como convidado Nelson Rufino, cantor e compositor de grande destaque na Bahia e fora daquele estado. Com cinco CDs e um DVD lançados, tem músicas gravadas por nomes consagrados do samba como Zeca Pagodinho (Verdade e Uma prova de amor), Roberto Ribeiro (Todo memino é um rei e Vazio) e Mariene de Castro (Amuleto da sorte). ;Somos amigos do Nelson Rufino, por quem temos grande admiração. Ele já foi nosso convidado. Numa das rodas de samba no Calaf;, ressalta Breno.



7 na Roda
Show do grupo, em comemoração a 10 anos de carreira, com a participação de Nelson Rufino, amanhã, às 16h, no Círculo Operário (Cruzeiro Velho). Ingressos: R$ 15 até as 18h e R$ 20 depois desse horário. Não recomendado para menores de 18 anos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação