Não tinha atividade cerebral quando chegou ao hospital "e tomaram a decisão de desconectar os aparelhos que o mantinham artificialmente com vida", revelou o TMZ. Depois, a emissora de televisão CBS, citando fontes policiais anônimas, também anunciou a morte do roqueiro
Mas o Departamento de Polícia de Los Angeles negou ser a fonte da informação. Citando o TMZ, a revista Rolling Stone publicou o obituário de Petty, com uma declaração da lenda do rock Bob Dylan, que tocou com ele no Traveling Wilburys.
Mas uma das filhas do roqueiro, a artista Annakim Violette Petty, afirmou que ele permanecia vivo no hospital, apesar de seu estado grave, e criticou a revista. Pouco depois, no entanto, Annakim, deu a entender que o pai enfrentava problemas graves de saúde. "Este foi o dia mais longo de minha vida", afirmou. A confusão provocou reações de espanto nas redes sociais. Muitos fãs e celebridades já haviam publicado recordações do músico antes da confirmação da morte por parte da família.
"Amei Tom Petty e cantei suas canções porque queria saber o que se sentia ao voar", tuitou o cantor John Mayer, citando a música "Wildflowers". Petty, que ficou conhecido por sucessos como "American Girl", "Don;t Come Around Here No More" e "I Won;t Back Down", havia concluído na semana passada uma turnê para marcar os 40 anos de sua banda, The Heartbreakers.