Diversão e Arte

Noélia Ribeiro lança nesta terça-feira o livro de poemas 'Espevitada'

'Espevitada' é o último da trilogia iniciada há oito anos com 'Atarantada' e o lançamento acontece no tradicional Bar Beirute (109 sul)

Isabella de Andrade - Especial para o Correio
postado em 03/10/2017 09:59
Noélia Ribeiro: observação do cotidiano e diálogo intenso com os leitores

Em 2009, Noélia Ribeiro lançava Atarantada, primeiro livro da trilogia que seguiu com Escalafobética em 2015, e encerra nesta terça (3/10), com Espevitada. Em seus poemas, a autora busca dialogar com o próprio cotidiano de maneira simples, tornando a leitura possível a todos aqueles em busca do sentimento poético que acompanha os dias. O primeiro livro do projeto mostra uma poeta mais sentimental e em plena inspiração amorosa. No segundo, Noélia revela uma faceta mais melancólica e sombria, resultado da transição de vida entre a moça dos primeiros versos e a mulher escritora. No último da trilogia, se destaca um apetite maior por desbravar novos temas, que mostram a junção de amor, política, infância, saudades, memórias, pessoas e lugares.

O lançamento no Beirute ocorre com a participação do grupo Liga Tripa, que faz a trilha sonora e desperta em Noélia uma sensação de saudade e celebração. ;Eu frequentava o Beirute desde novinha, morei na 109 Norte e o Liga Tripa tocou lá por muitos anos. É como relembrar um tempo maravilhoso e cheio de efervescência cultural em Brasília;, conta a autora. O lançamento do primeiro livro foi no extinto Café da Rua 8, e o segundo, no Martinica, outros pontos reconhecidos pela boa atividade cultural na cidade.

'Espevitada' é o último da trilogia iniciada há oito anos com 'Atarantada' e o lançamento acontece no tradicional Bar Beirute (109 sul)Os poemas de Espevitada são todos atuais, criados ao longo dos últimos três anos e Noélia conta que a maior mudança para sua escrita atual decorre da quantidade de leituras e da inspiração entre as páginas de tantos autores que conheceu. Para o processo de escrita, brincar com as palavras continua sendo o ponto essencial, além da inspiração cotidiana. ;Sou muito observadora e adoro me inspirar em gente. Muitas vezes escrevo a partir de alguma sensação que tive, algo que vivi ou observei no outro. Às vezes, a inspiração vem apenas de uma palavra interessante, que ganha vida no papel;, conta a poeta.

A relação com os leitores e o diálogo com quem lê e acompanha sua obra é um incentivo constante para as novas produções. A cada novo poema, Noélia troca olhares, diálogos e percepções com quem busca a autora para falar de algum escrito. ;Recebo muito retorno de gente que se identifica com os poemas. Minha matéria prima são as pessoas, adoro ouvir as histórias, me inspirar em gente;.

Foi pensando nessa relação que a autora decidiu que o título do livro seria criado de maneira coletiva. Noélia lançou na internet uma pesquisa para pedir sugestões, encontrar inspirações e receber novas palavras. Espevitada foi a sugestão de dois de seus leitores, que receberão o livro de presente. O livro se caracteriza por sua variedade de temas entre os poemas, mostrando que a poeta não teme se arriscar entre a amplitude das palavras. ;Busquei manter também a simplicidade, sem usar palavras muito rebuscadas. Gosto de dialogar com gente de todos os tipos, com palavras que todos se identifiquem e entendam;, declara.

A poesia é para a poeta como um remédio para tudo, com grande poder de transformação. ;A poesia está tão dentro de mim que eu sou ela e ela sou eu;. Noélia busca, com a escrita, transformar o cotidiano em poesia, de maneira que a escrita a transforma em alguém melhor e chegue desta maneira, inspiradora, incisiva e transformadora, aos leitores.

'Espevitada' é o último da trilogia iniciada há oito anos com 'Atarantada' e o lançamento acontece no tradicional Bar Beirute (109 sul)

Espevitada
De Noélia Ribeiro/Editora Penalux. páginas: 102. Preço: R$ 35. Lançamento, nesta terça (3/10), no Bar Beirute (109 Sul), a partir das 18h.
Participação especial: Liga Tripa



Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação