Jornal Correio Braziliense

Diversão e Arte

Neste mês, a Orquestra Sinfônica comemora relação entre Brasil e Singapura

Além de comemorar os 50 anos de intercâmbio entre os dois países, a orquestra se apresentará em sete espetáculos gratuitos

Neste mês de outubro, serão sete espetáculos gratuitos da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro (OSTNCS). Além da apresentação para celebrar a relação entre Brasil e Singapura, a OSTNCS traz a premiação do concurso de composição, dá continuidade ao ciclo em homenagem aos 190 anos da morte de Beethoven e apresenta os concertos: Vienense, Esloveno e Húngaro.

O primeiro espetáculo será nesta terça-feira (3/10) com o concerto de premiação do Concurso Nacional de Composição Jorge Antunes. Na abertura tocarão A cartomante, de autoria do homenageado que também será o rengente da orquestra na noite. Depois Azuis, variações para Orquestra do terceiro colocado do concurso, Carlos Santos. Em seguida é a vez da composição do segundo colocado, Paulo Henrique Raposo, Therminador. Por último, tocam a composição do ganhador Helder Oliveira, Segmentos.

Dia 10 de outubro a orquestra continua o Ciclo Beethoven 190 anos com participação especial do pianista brasileiro Fabio Martino. Na data tocarão as composições Quarteto de Cordas Opus 18 n; 2, Sinfonia n; 8 Opus 93 e Concerto para Piano n; 5 Imperador Opus 73.

Em comemoraçãos aos 50 anos das relações diplomáticas entre Brasil e Singapura, às 20h da quarta-feira (11/10), a OSTNCS se apresenta com violinista Lee-Chin. Para a noite foram escolhidas as peças O morcego, de Johann Strauss, Butterfly Lover;s, de Zhang Hao He e Gang Chen, Polonaise em Ré Maior, de Henryk Wieniawski, e Sinfonia n; 8 Opus 93, de Beethoven.

No dia 17 de outubro, o homenageado pela orquestra será o compositor austríaco Johann Strauss com o concerto Vienense. Faz parte deste concerto a famosa valsa Danúbio azul.

O concerto Húngaro, dia 24 de outubro, trará peças de três compositores da Hungria e a OSTNCS se apresenta junto ao violinsta do país do leste europeu Antal Zalai. A primeira música é Danças de galanta, de Zoltán Kodály, Concerto para Violino e Orquestra n; 1, de Béla Bartók e Violin concerto Opus 23, de Karl Goldmark.

A medalha do Mérito Buriti será entregue na quinta (26/10) para 133 servidores do governo de Brasília que contrubuíram para melhorar a produtividade ou reduzir gastos públicos. Durante a entrega da honraria, a orquestra trará os clássicos da música erudita.

O úlitmo espetáculo do mês de outubro, será o concerto Esloveno. Para a noite foi convidada a cantora da Eslovênia Manca Izmajlova que junto a OSTNCS apresentam o espetáculo Slovenic Soul.

Seviço

Terça-feira (3/10), às 20h. Concurso nacional de composição Jorge Antunes - 75 anos. Cine Brasília (106 sul). Entrada franca. Classificação indicativa livre.

Terça-feira (10/10), às 20h. Ciclo Beethoven 190 anos. Cine Brasília (106 sul). Entrada franca. Classificação indicativa livre.

Quarta-feira (11/10), às 20h. Concerto comemorativo dos 50 anos de relações diplomáticas entre Brasil e Singapura. Santuário Dom Bosco (702 sul). Entrada franca. Classificação indicativa livre.

Terça-feira (17/10), às 20h. Concerto Vienense. Cine Brasília (106 sul). Entrada franca. Classificação indicativa livre.

Terça-feira (24/10), às 20h. Concerto Húngaro. Cine Brasília (106 sul). Entrada franca. Classificação indicativa livre.

Quinta-feira (26/10), às 20h. Conceto da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão - Mérito Brasília. Cine Brasília (106 sul). Entrada franca. Classificação indicativa livre.

Terça-feira (31/10), às 20h. Concerto Esloveno. Cine Brasília (106 sul). Entrada franca. Classificação indicativa livre.