Diversão e Arte

'Blade runner 2049' dá sequência a clássico dos anos 1980

Longa clássico, com Harrison Ford como protagonista, ganha continuação dirigida por Denis Villeneuve e tem Ryan Gosling, Robin Wright e Jared Leto no elenco

Alexandre de Paula
postado em 05/10/2017 06:00
Ryan Gosling é o protagonista do longa
Los Angeles, 2019. Os outdoors e as luzes de neon tentam, mas não escondem a decadência de vielas escuras e repletas de ódio e violência. Devastação, chuva ácida, a terra definha enquanto robôs, à nossa imagem e semelhança, exploram a possibilidade de vida em outros planetas. Fortes, os replicantes (como são chamados os androides) se rebelam e passam a ser caçados.
[SAIBAMAIS]
É disso, e de outras temáticas profundas e complexas, que trata Blade runner, o clássico de 1982 dirigido por Ridley Scott. Influenciador e cultuado com uma das obras-primas da ficção-científica distópica no cinema, atmosfera do longa retorna hoje aos cinemas, falando de um outro futuro (trinta anos depois do original).

Em Blade runner 2049, o lugar de Ridley Scott é ocupado por Denis Villeneuve (do elogiado A chegada). O ator Harrison Ford segue como protagonista e ganha a companhia de Ryan Gosling, Robin Wright e Jared Leto entre as estrelas do elenco.

Villeneuve contou, em entrevistas sobre o longa, que pediu a benção de Ridley Scott antes de começar a produção. Ele queria ter certeza de que o criador estava de acordo com a volta. Villeneuve também foi avaliado por Harrison Ford, o eterno protagonista de Blade runner.
[VIDEO1]
;Se não me engano, nos estágios iniciais de concepção do roteiro, Harrison já havia sido contatado. Como ele disse sim, a narrativa seguiu seu curso de produção. Afinal de contas, não existiria Blade runner sem Ford. Então, ele já estava lá antes de mim e quando eu concordei em dirigir o script, tive que conhecer Ridley, para saber se ele me aceitaria no cargo de direção. Depois disso, eu fui conhecer Harrison, para que ele fizesse um raio-X de mim e ter a certeza de que tinha sua aprovação para embarcar no projeto;, contou Villeneuve.

Assim como no projeto original, a angústia diante das dúvidas da criação e do que torna ou não alguém humano estão presentes no novo filme. Outros androides, mais eficazes e tecnológicos, assumem a missão de perseguir os antigos robôs, que podem trazer defeitos como rebeldia e insubordinação.

Os novos replicantes são um projeto de um empresário milionário interpretado por Jared Leto. Um deles, vivido por Ryan Gosling, será o responsável por tentar entender sua essência e, no fim das contas, começar a se rebelar contra aquilo para que foi programado.

Avaliação


Sempre que alguém (ou um estúdio) se arvora a resgatar um clássico, o primeiro sentimento que surge é a desconfiança. Com Blade runner 2049, não foi diferente. Muita gente torceu o nariz para a novidade e duvidou que Villeneuve fosse capaz de fazer algo à altura do original.

O longa, no entanto, parece ter quebrado o medo. A opinião, praticamente consensual, é de que Blade runner 2049 é tão bom quanto o primeiro e que Villeneuve honrou o legado deixado por Scott com a nova produção.

Para muitos críticos, o filme é um dos destaques de 2017. No site Metacritic (que reúne avaliações diversas), o longa conseguiu a média de 85 pontos (numa escala que vai até 100). O original, para título de comparação, recebeu a avaliação de 89 pontos.

Outras estreias

Aproveitando a onda de nostalgia que promoveu o retorno de bandas adolescentes como Rouge e Br;Oz, o longa nacional Chocante chega aos cinemas hoje com a história de uma boy band dos anos 1990 que resolve voltar aos palcos 20 anos depois.

O grupo que também se chama Chocante é composto por Téo (Bruno Mazzeo), Tim (Lucio Mauro Filho), Tony (Bruno Garcia) e Clay (Marcus Majella) e volta depois de um encontro inesperado armado por fãs. Eles ficaram marcados por um único hit, Choque de amor.

Com a orientação de um empresário (interpretado por Tony Ramos), eles recrutam mais um membro para a banda. O novo integrante, Rod (Pedro Neschling), foi vencedor de um reality show.

Também chegam às telonas...

  • Churchill
  • 150 miligramas
  • Pica-pau
  • My little poney

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação