Diversão e Arte

Único disco de estúdio da banda britânica Sex Pistols completa 40 anos

O álbum, Never mind the bollocks, é um dos clássicos do punk e continua a despertar curiosidade em muitos fãs

Alexandre de Paula
postado em 09/10/2017 07:31
Os Sex Pistols ajudaram a moldar o movimento punk
No fim dos anos 1970, a juventude pós-movimento hippie não tinha mais tanta esperança e precisava de um novo jeito de se expressar. O rock complexo, cheio de sofisticações (de bandas como Pink Floyd) não bastava para aquele momento, era preciso ser mais radical. Letras revoltadas, acordes simples e rápidos foram o começo de um movimento: o punk.

Por mais que não tenha sido o primeiro grupo a fazer música assim, é inegável que sem Sex Pistols o punk não seria o mesmo. A força do grupo britânico alcançou o mundo todo e influenciou culturalmente toda uma geração e muito do que veio depois.

O grupo lançou apenas um disco de estúdio, que se tornou um clássico. Never mind the bollocks. Here;s the Sex Pistols chegou ao público em outubro de 1977, quarenta anos atrás, mas continua mexendo ainda com a cabeça de muita gente e fazendo sentido nos dias de hoje.
[SAIBAMAIS]

O álbum trazia a faixa God save the queen. Lançada antes, a música abalou a cultura britânica com os versos niilistas e críticos. O protesto contra a monarquia presente na canção fez com que a música fosse uma das mais censuradas no país e também iniciasse um movimento de protesto.

;God save the queen/ Her fascist regime/ It made you a moron (Deus salve a rainha/ Seu regime fascista/ Fez de você um boçal);, começava a letra. Para depois, ir mais longe nas críticas à rainha: ;God save the queen/ She ain;t no human being/ There is no future/ In England;s dreaming (Deus salve a rainha/ Ela não é um ser humano/ Não há futuro/Nos sonhos da Inglaterra);.

A música já havia estourado quando Never mind the bollocks chegou ao mercado e foi uma das razões para o estrondo instantâneo provocado pelo disco. Apesar de não inventar o punk, em Never mind, os Sex Pistols davam sinais de como o estilo seria definido depois.

Pelo conteúdo violento e crítico, Never mind não foi muito bem recebido pelo mercado. Diversas lojas se recusaram a vender o disco, por medo de se associar às ideias radicais da banda.

O fato de a banda nunca mais ter feito um registro de estúdio tornou o disco ainda mais venerado pelos fãs. Originalmente, o grupo durou apenas dois anos e meio e gravou, além de Never mind the bollocks, quatro singles. Anos depois, o grupo se reuniu para lembrar as antigas canções.

Relançamentos

Os fãs da banda podem se preparar porque, para comemorar a data, Never mind the bollocks será relançado, no fim do mês, em um box especial. A caixa terá três CDs: o álbum original com canções ;lado B;, um disco com faixas extras e um registro ao vivo também de 1977.

Além dos CDs, a caixa terá também um DVD com momentos da banda registrados ao vivo e um livro. Com capa dura, a obra escrita pelo jornalista Pat Gilbert disseca o disco e traz fotos raras.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação