Diversão e Arte

Brazilian bass desponta como tendência na música eletrônica brasileira

Mais do que levar a bandeira tupiniquim para diversos países do globo, os artistas estão criando uma identidade própria do ritmo com a cara do Brasil

Matheus Dantas*
postado em 14/10/2017 07:00
Alok e Vintage Culture são alguns dos DJs representantes do brazilian bassMundo afora a música brasileira é conhecida pelas batidas do samba, o ritmo dançante do forró e o som suave da MPB. Mas um outro gênero musical tem se destacado nos últimos tempos: a música eletrônica. O estilo tem feito com que vários DJs brasileiros sejam reconhecidos pelo mundo pelo trabalho nas picapes. Mais do que levar a bandeira tupiniquim para diversos países do globo, os artistas estão criando uma identidade própria do ritmo com a cara do Brasil.

DJs como Alok, Vintage Culture, Felguk, Bhaskar e Raul Mendes têm levado a cena da música eletrônica brasileira ao reconhecimento próprio tocando nos principais eventos do segmento e aparecendo no ranking de melhores DJs do mundo da revista DJ Mag, a principal do ramo. ;O som que estamos produzindo aqui tem alcançado números absurdos pelo mundo. Hoje não dependemos mais de importar atrações gringas para termos multidões. Pelo contrário, a nossa cena tem sido autossuficiente e agora o mundo é que está de olho no que os brasileiros andam fazendo. Cada vez mais estamos conquistando nosso espaço;, afirma o DJ Bhaskar.

Atualmente, existem várias ramificações do estilo eletrônico, desde os mais famosos, como o house, deep house, dubstep, trance, trap, até um ritmo mais recente, o brazilian bass. Considerado por muitos um novo gênero e por outros uma adaptação de vários estilos, o ritmo tem influências do low bpm e do deep house. A presença do live vocal é constante nas músicas, com inserção de outras faixas e remixes.

;As tracks brasileiras estão aparecendo com mais frequência nas listas de músicas mais ouvidas e compradas dos sites especializados, como o Beatport. É que, independentemente dos estilos e vertentes que nossos DJs estão inseridos, eles estão representando muito bem nosso cenário;, comemora a DJ brasileira Ellie Klotz.

O DJ brasileiro radicado na Itália Leandro da Silva destaca os novos nomes da cena, e como a música eletrônica na Europa está em alta. ;A cena brasileira está chegando com tudo na Europa. Desde os DJs mais conhecidos aqui fora, como o Alok e o Vintage (Culture), até os que estão se lançando fora do Brasil, como Raul Mendes e o Volkoder;, comenta Leandro.

*Estagiário sob supervisão de Igor Silveira

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação