Diversão e Arte

As estreias da semana mostram inquietação existencial e busca espiritual

Embora tenham origem em contextos muito diversificados, os filmes apresentam pontos de contato nas experiências extremas dos temas abordados

Ricardo Daehn
postado em 02/11/2017 07:31
Gabriel e a montanha é baseado na história verídica de um jovem morto em 2009, em viagem pela África
Numa coincidência de temas e ambientações, as 10 estreias nas telas de cinema, a partir de hoje no circuito, se aproximam, mesmo tendo as mais diversas origens de produção ou exploração de traços culturais. Conhecer outra realidade de vida no exterior, por exemplo, foi o que moveu o jovem Gabriel Buchmann, morto em 2009, depois de idealizar uma viagem através da África.
A revisão do próprio percurso de vida, além de nutrir a trama de Gabriel e a montanha (baseado na realidade do jovem economista), desponta como elemento explorado no drama O estado das coisas, outro longa a estrear em Brasília, com o chamariz da popularidade de Ben Stiller.
[SAIBAMAIS]

Em termos de dificuldades e clima, o drama romântico Depois daquela montanha também se aproxima de Gabriel e a montanha. Depois daquela montanha, estrelado por Kate Winslet, tem um enredo marcado por luta pela sobrevivência.

Personagens de pais traumatizados por mortes de parentes próximos também invadem o circuito de cinema, em gêneros diferentes, como no caso de Em busca de vingança e Terra selvagem, outras duas estreias. As raízes familiares, e o destrinçar de árvores genealógicas, movem os enredos de Big pai, big filho, uma fita belga, e Historietas assombradas ; O filme, uma produção nacional.

Finalmente, a sensação de estar perdido na vida se materializa em duas produções de cinema díspares na proposta: Deserto é um drama (com suspense) que coloca na corda bamba o mexicano interpretado por Gael García Bernal, na fronteira com os Estados Unidos; já a reprise (em cópia restaurada) de Cidade dos sonhos, um novo clássico de David Lynch, coloca desorientados tipos que vão de uma moça (Laura Harring) vítima de acidente e um cineasta estressado (Justin Theroux). Confira:



Gabriel e a montanha
Prestes a encarar um doutorado, Gabriel Buchmann partiu para o circuito africano, em experiência nada turística, formado por Quênia, Tanzânia, Zâmbia e Maláui. Quem dirige o filme, um sucesso na Semana da Crítica do Festival de Cannes, é o amigo de Gabriel, Fellipe Barbosa (do ótimo Casa grande). Vale a lembrança de que Gabriel morreu, em 2009, devido à hipotermia.


A noiva
Terror russo assinado por Svyatoslav Podgayevsky, o longa mostra o desespero de uma moça comprometida que chega para visitar os pais do noivo. Em lugar distante, ela se vê cercada por visões e traços inesperados do que seria um casamento eslavo.

Depois daquela montanha
Drama e ação se mesclam no longa desenvolvido pelo israelense Hany Abu-Assad, reconhecido pelas indicações ao Oscar de Paradise Now (2006) e Omar (2014). Na trama, Kate Winslet interpreta a jornalista Alex, a passos do casamento. O destino, e um acidente de avião, porém, a aproximaráo de Ben (Idris Elba).



Cidade dos sonhos (2001)
Recheado de personagens desorientados, uma constante no cinema de David Lynch, Cidade dos sonhos ganha cópia restaurada a ser apresentada na capital. Uma colisão de automóveis puxa o enredo, materializado em embalo onírico e de pesadelo. Na tela, Naomi Watts, Laura Harring e Justin Theroux.


O estado das coisas
No longa de Mike White, Ben Stiller e Austin Abrams estrelam os dilemas que cercam o personagem de Stiller, Brad. Ele deverá rever conceitos de prosperidade, numa surreal tendência a se comparar com ex-colegas.


Deserto
Um jogo de gato e rato embala o cotidiano dos personagens Jeffrey Dean Morgan e Gael García Bernal. Jonas Cuarón comanda o suspense em que Moises (Bernal), na fronteira do México com os Estados Unidos, sofre o patrulhamento racista de Sam (Dean Morgan).


Big pai, big filho
Uma produção belga, criada por Ben Stassen e Jérémie Degurson, Big pai revela a identidade do pai do pequeno Adam: o lendário Pé Grande. Administrando poderes desconhecidos, o menino descobre o paradeiro do pai, que foge por se ver perseguido, dado o distinto DNA que carrega.


Em busca de vingança
Arnold Schwarzenegger vive um pai inconformado pela morte de familiares, diante da ação nada atenta de um controlador de tráfego aéreo. Vagamente inspirado em acidente em ;berlingen (na Alemanha, em 2002).



Historietas assombradas ; O filme
Um vilão sequestra a avó de um menino que busca pelos pais biológicos, nesta animação comandada por Victor-Hugo Borges.



Terra selvagem
No filme de Taylor Sheridan (roteirista de A qualquer custo), Jeremy Renner (de Os Vingadores) se envolve na investigação da morte de uma moça, tendo como parceira uma inexperiente agente do FBI (Elizabeth Olsen).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação