Diversão e Arte

Exposição mostra fotografias criadas a partir de técnicas do século 19

A exposição conta com trabalhos de 12 fotógrafos

postado em 06/11/2017 19:10

As fotografias serão expostas na Galeria Ponto até o dia 6 de dezembro

A Exposição UV será inaugurada nesta segunda-feira (6/11) às 19h, na Galeria Ponto (710/711 Norte) e mostra obras de doze fotógrafos que se aventuraram e produziram fotografias com técnicas do século 19, como a cianotipia, marrom Van Dyke e goma bicromatada. Fazem parte da exposição nomes como Rinaldo Morelli, Denise Caputo e Aurora Narmada Sugasti.

A ideia da mostra surgiu após um ano de experiências e pesquisas realizadas no Laboratório de Fotografia Alternativa, um projeto da Universidade de Brasília orientado pela professora Ruth Souza, que também é curadora da mostra. Para ela, as técnicas utilizadas: ;conferem à prática da fotografia alternativa característica de manualidade e de unicidade, em oposição à automatização dos processos fotográficos;.

Para a curadora Ruth Souza o resultado obtido é %u201Co resgate, o hibridismo e a invenção de máquinas e maneiras de olhar%u201D

O público pode esperar obras únicas, já que os procedimentos não permitem replicação, pois só foram criadas apenas com impressão por ação direta da luz ultravioleta. Ruth ainda destaca, que ;são imagens anacrônicas em um sentido pleno, tanto se dirigem ao passado quanto ao futuro, oscilam entre o transitório e o permanente, fotografias antes e depois da fotografia;.

Serviço

Exposição UV

Galeria Ponto (710/711 Norte)

De 6 de novembro a 6 de dezembro. De segunda a sexta-feira, das 9h30 às 19h, e sábado, das 9h às 13h. Entrada franca. Classificação indicativa livre.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação