Publicidade

Correio Braziliense

Exposição mostra fotografias criadas a partir de técnicas do século 19

A exposição conta com trabalhos de 12 fotógrafos


postado em 06/11/2017 19:10 / atualizado em 06/11/2017 19:11

As fotografias serão expostas na Galeria Ponto até o dia 6 de dezembro(foto: Aurora Narmada Sagusti/Divulgação )
As fotografias serão expostas na Galeria Ponto até o dia 6 de dezembro (foto: Aurora Narmada Sagusti/Divulgação )
 

A Exposição UV será inaugurada nesta segunda-feira (6/11) às 19h, na Galeria Ponto (710/711 Norte) e mostra obras de doze fotógrafos que se aventuraram e produziram fotografias com técnicas do século 19, como a cianotipia, marrom Van Dyke e goma bicromatada. Fazem parte da exposição nomes como Rinaldo Morelli, Denise Caputo e Aurora Narmada Sugasti.  

 

A ideia da mostra surgiu após um ano de experiências e pesquisas realizadas no Laboratório de Fotografia Alternativa, um projeto da Universidade de Brasília orientado pela professora Ruth Souza, que também é curadora da mostra. Para ela, as técnicas utilizadas: “conferem à prática da fotografia alternativa característica de manualidade e de unicidade, em oposição à automatização dos processos fotográficos”. 

 

Para a curadora Ruth Souza o resultado obtido é %u201Co resgate, o hibridismo e a invenção de máquinas e maneiras de olhar%u201D(foto: Denise Caputo/Divulgação )
Para a curadora Ruth Souza o resultado obtido é %u201Co resgate, o hibridismo e a invenção de máquinas e maneiras de olhar%u201D (foto: Denise Caputo/Divulgação )
 

 

O público pode esperar obras únicas, já que os procedimentos não permitem replicação, pois só foram criadas apenas com impressão por ação direta da luz ultravioleta. Ruth ainda destaca, que “são imagens anacrônicas em um sentido pleno, tanto se dirigem ao passado quanto ao futuro, oscilam entre o transitório e o permanente, fotografias antes e depois da fotografia”. 

 

Serviço 

Exposição UV

Galeria Ponto (710/711 Norte)

De 6 de novembro a 6 de dezembro. De segunda a sexta-feira, das 9h30 às 19h, e sábado, das 9h às 13h. Entrada franca. Classificação indicativa livre. 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade