Diversão e Arte

Martinha do Coco lança primeiro disco após 10 anos de carreira

Pernambucana radicada em Brasília, se apresenta hoje na Praça Central do Paranoá

Adriana Izel
postado em 09/11/2017 07:22
Martinha do Coco apresentará composições autorais em Rodas griô com participação de artistas
Há mais de uma década, a recifense Martinha do Coco está envolvida no mundo da música, cantando, compondo e disseminando a cultura de ritmos como o samba de coco, o maracatu e a ciranda no Distrito Federal. Em todo esse tempo, a artista, que está radicada no Paranoá há 30 anos, distribuiu conhecimento, colaborou com outros artistas até que, finalmente, terá a oportunidade de lançar o primeiro trabalho autoral da carreira em formato de CD. ;Eu penso assim, eu já tinha muitas músicas e, apesar de não ter um CD, de certa forma, eu já me sentia contemplada ao participar do trabalho de outros artistas, como das meninas do Chinelo de Couro. A meu ver, essa é uma continuação do meu trabalho;, afirma a artista ao Correio.
O álbum Rodas griô, que será lançado oficialmente hoje em evento aberto ao público e gratuito na Praça do Paranoá, começou a ser pensado no ano passado. Martinha do Coco, ao lado de sua produtora, chegou a criar uma campanha de financiamento coletivo para a gravação do material. No meio do caminho, a artista foi indicada a se inscrever no quarto edital do Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afro-Brasileiras realizado pelo Centro de Apoio ao Desenvolvimento Osvaldo dos Santos Neves em parceria com a Petrobras, o Ministério da Cultura e a Fundação Cultural Palmares. ;O projeto foi inscrito e passou. Foi algo muito gratificante. Sou muito grata a tudo que aconteceu;, conta.
Rodas griô é o primeiro material de Martinha do Coco a ser lançado. Ele é composto por canções autorais e também algumas inéditas, a exemplo de Ciranda ancestral feita pela cantora especialmente para o CD. Na opinião de Martinha, o principal diferencial de seu primeiro álbum é a aposta nas parcerias, algo que a artista preza bastante em sua trajetória musical. ;Do mesmo jeito que me senti contemplada em ter a oportunidade de lançar um CD, eu queria oferecer isso para outros artistas. A parceria foi se multiplicando e chegou também até as escolas;, revela. O material tem participação de artistas locais, como Nãnan Matos (atualmente no elenco da temporada do reality show musical The voice Brasil), Lirys Guimarães e Chiquinho Lopes, além de estudantes das escolas do Paranoá e do Itapoã.

Comunidade

;Um ponto muito forte desse trabalho foi conseguir chegar às escolas, participar do conteúdo escolar das crianças. Ter um trabalho que chegue até uma escola é uma forma de mostrar o meu trabalho e de ensinar para as crianças o que é o samba de coco, falar das raízes do mestre griô, aprender com elas. Foi muito importante essa troca;, analisa Martinha do Coco, que trabalhou diretamente com as crianças para a gravação do álbum e também para o show de lançamento, que contará com a participação dos estudantes.
;O que eu gosto mesmo é de poder transmitir história. Ensaiamos, fizemos oficinas, conhecemos a história da comunidade... Tudo isso é muito importante. Eu já tinha essa afirmação de ensinar e falar da cultura afro e popular;, admite. Esse tipo de atitude, inclusive, foi o que fez com que Martinha do Coco fosse nomeada pela Secretaria de Cultura do DF como Mestra da Cultura Afro Brasileira. ;Eu penso que quando você é identificada por um órgão em relação a algo que você já sente, é muito bom. Meu olhar sempre foi para isso;, completa.
Até por esse motivo, o lançamento de Rodas griô contará com a participação de outros artistas. A partir das 16h (de hoje, 09/11, quinta), Martinha do Coco se apresenta com os alunos da comunidade do Paranoá e do Itapoã. Já a partir das 18h abre espaço para os colegas de profissão e de luta na cultura popular brasileira: Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro, que sobe ao palco às 18h; Porta do Mundo, com show previsto para as 19h; e Tambor de Crioula Lua Nova, que encerra a programação às 20h.

SERVIÇO
Lançamento do CD Rodas griô, de Martinha do Coco
Praça Central do Paranoá (Ao lado da sede da Administração do Paranoá). Hoje (09/11, quinta), a partir das 16h. Show de lançamento do CD Rodas griô, de Martinha do Coco, e apresentação de Seu Estrelo e Fuá do Terreiro, Porta do Mundo e Tambor de Crioula Lua Nova. Entrada franca. Classificação indicativa livre.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação