Diversão e Arte

É do Brasil! Autor afirma que primeiro voo da história foi de Santos Dumont

O livro 'O sonho de voar', que conta a história da pré-aviação, será lançado neste sábado (18/11) no Carpe Diem (104 Sul)

postado em 16/11/2017 17:20
O livro do goiano José Ribas conta a história que precede a aviação, de Leonardo da Vinci a Santos Dumont

O livro O sonho de voar - Dos primeiros projetos ao primeiro voo conta a história da pré-aviação desde os projetos de Leonardo da Vinci até Santos Dumont e será lançado neste sábado (18/11), às 19h, no Carpe Diem (104 Sul). Escrito por um goiano radicado em Brasília, José Eduardo Ribas se interessou pela aviação logo na adolescência. Posteriormente, se formou em Tecnologia da Aviação Civil, mas sempre exerceu a aviação por hobby e amor. A obra é fruto de uma coletânea adquirida em vários países como Alemanha, França e Estados Unidos e reúne documentos sobre as pesquisas desenvolvidas para colocar o 14 Bis no ar.

Sobre a polêmica em relação ao primeiro voo da história ter sido mérito do Brasil, José Ribas afirma: "É claro que o avião não foi criado por uma só pessoa. Ele é resultado de anos de pesquisas desenvolvidas por dezenas de pessoas, mas não há dúvidas: o primeiro voo da história foi de Santos Dumont".
Algumas pessoas afirmam que o primeiro voo foi obra dos Irmãos Wright na década de 1890. Segundo as pesquisas de Ribas, o mérito é mesmo de Alberto Santos Dumont.

O livro trata de uma literatura ainda não existente, sobre o que precede a aviação mundial. "Eu sentia muita falta de uma literatura completa sobre a história desde a origem. Demorei um bom tempo para fazer, mas o livro ficou muito claro, em ordem cronológica e muito bem documentado", afirma José.

O lançamento será neste sábado (18/11), em Brasília. José Ribas conta que enfrentou dificuldades para publicar o livro, mas o resultado está muito satisfatório. Durante a noite de lançamento, o livro será vendido e poderá ser autografado.

SEVIÇO
Lançamento do livro O sonho de voar - Dos primeiros projetos ao primeiro voo
Carpe Diem (104 Sul). Sábado (18/11), às 19h. Entrada franca. Classificação indicativa livre.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação