Diversão e Arte

São Batuque 2017: Vivência de Maracatu é atração desta sexta-feira (17)

O evento com Rainha Marivalda e Maurício Baiana Rica (PE) será gratuito

postado em 17/11/2017 16:15

Rainha Marivalda é representante do movimento cultural Estrela Brilhante em Pernambuco

A artista Rainha Marivalda realiza a vivência de maracatu na Universidade de Brasília nesta sexta-feira, a partir das 16h, ao lado Maruricio Baiana Rica. Símbolo de resistência no Brasil, Marivalda transfirmou sua casa na sede do Maracatu Nação Estrela Brilhante em Recife (PE), fundado em 1906, também em Pernambuco. O Maracatu Estrela brilhante é um movimento cultural com danças, adereços e fortes referências africanas.

A programação faz parte do festival São Batuque, que ocorre durante o mês de novembro para celebrar as culturas africanas no DF. O evento começou em 9 de novembro e, durante a programação, recebeu shows, oficinas e palestras sobre a cultura afro.

A vivência de Maracatu consiste em trocas coletivas de música, informações sobre a cultura do maracatu, o contexto histórico e social e as comunidades onde a prática persiste. Os convidados para a atividade são representantes atuais do maracatu em Recife.

SERVIÇO

Praça Chico Mendes (Universidade de Brasília)

Vivência de Maracatu com Rainha Marivalda e Mauricio Baiana Rica (PE)

Sexta-feira (17/11), a patir das 16h. Entrada franca. Classificação indicativa livre.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação