Publicidade

Correio Braziliense

Encontro Telaas reúne acadêmicos, artistas e agentes culturais na UnB

Segunda edição do Telaas vai refletir sobre o tempo e as novas tecnologias


postado em 21/11/2017 16:54 / atualizado em 21/11/2017 17:30

 


 

Joel de la Laina Sena, professor de fotografia cinematográfica na USP, participa do encontrro
Joel de la Laina Sena, professor de fotografia cinematográfica na USP, participa do encontrro

 

A influência das tecnologias e como elas ajudaram a provocar mudanças na noção de tempo nos últimos anos é o tema do 2º Encontro entre Telaas, realizado pelo Núcleo de Pesquisas e Realizações TELAA – Telas Eletrônicas, Literatura e Artes Audiovisuais da Universidade de Brasília (UnB). A abertura está programada para esta terça (21/11), às 18h30, com a conferência A arte no tempo das telas, do francês Thierry Raspail, diretor do Museu de Arte Contemporânea de Lyon.


Se a primeira edição do evento, realizada em 2016, refletiu sobre o conceito de telas e sobre como as novas tecnologias tornaram as barreiras entre essas superfícies mais fluidas -- hoje as telas, especialmente as dos computadores tablets e celulares,  ocupam boa parte da vida das pessoas --, a segunda se concentra no tempo dedicado a essas práticas.


O Telaas vai reunir especialistas, artistas, produtores, agentes culturais e acadêmicos para encontros e grupos de trabalhos destinados a refletir sobre praticamente todas as práticas culturais, de fotografia, pintura e quadrinhos ao cinema literatura, arte urbana, arquitetura, teatro e narrativas de mídias eletrônicas. Até quinta (23/11), um total de 25 convidados brasileiros e estrangeiros realizam palestras, debates e ateliês gratuitos na UnB. “O encontro não está centrado apenas em pesquisa acadêmica, queremos o diálogo entre a academia, agentes culturais e comunidade pensando no favorecimento de uma criação coletiva. A gente acredita que a academia não pode mais ficar fechada em si mesma e por isso convidamos pessoas de diferentes nichos, para entender como isso está atuando em nossas vidas”, avisa Junia Barreto, coordenadora do evento. “Pensar sobre o tempo é uma questão absolutamente necessária neste momento. É pensar sobre a evolução da sociedade sob influência da informática e das redes.”




PROGRAMAÇÃO

21 de novembro:

 

14h30-17h30, no Anfiteatro Módulo 6 (ICC/Subsolo): Atelier de dramaturgia com Regiana Antonini.

 

18h30: Conferência de abertura – A arte no tempo das telas, com Thierry Raspail (diretor do Museu de Arte Contemporânea de Lyon)

 

20h15, no Sebinho (406 Norte): Sarau Cultural (exposições, lançamentos, projeções)

22 de novembro:

 

8h, no Anfiteatro 9 (ICC Sul): Inscrições para ouvintes

 

8h30-12h30: Fotografia, Pintura, Desenho e Quadrinhos

Comunicadores: Joel La Laina Sene (fotografia-USP), Josafá Neves (artista plástico), Adolfo Cifuentes (artista visual-UFMG), Marcello Quintanilha (quadrinista), Ana Mansur (artes visuais-UnB) e Nobu Chinen (pesquisador de quadrinhos-USJT)

 

12h30-14h30, no Auditório do Instituto de Letras ICC Sul/subsolo: Oficina de roteiro com Pablo Gonçalo (UnB)

 

14h30-18h30, no Anfiteatro 9 (ICC Sul): Artes Urbanas, Arquitetura e Performance

Comunicadores: Otávio Donasci (performer-PUC-RJ), Ricardo Luís Silva (artista gráfico/arquitetura Senac), Nunca (grafite-SP), Brígida Campbell (instalações urbanas-UFPE) e Sylvio de Podestá (arquiteto)

 

15h-17h30, no Auditório do Instituto de Letras ICC Sul/subsolo: exibição dos melhores curtas do Curta Brasília 2016

23 de novembro:

 

8h30-12h30, no Anfiteatro 9 (ICC Sul): Cinema e Literatura

Comunicadores: Philippe Sisbane (cineasta - França), Eduardo Brandão Pinto (cineasta/pesquisdor-UFRJ), Felipe Arrojo Poroger (cineasta-SP), Jacques Fux (escritor-MG), Christian Dunker (colunista Boitempo, psicanalista-USP)

 

12h30-14h30, no Auditório do Instituto de Letras ICC Sul/subsolo: workshop histórias em quadrinhos, com Ciro Inácio Marcondes (UniProjeção)

 

14h30-18h30, no Anfiteatro 9 (ICC Sul): Narrativas de mídias eletrônicas (TV, videoclipe, video game, videoarte, redes sociais, blogs e smartphones)

Comunicadores: Regiana Antonini (atriz), Leando Verassani (desenvolvedor de jogos-RS), Ariel Kyrou (Moderne Multimédias-França) por videoconferência, Walter Silveira (videoartista-SP), André Gonzales (designer/cantor/diretor de videoclipe-DF), Fabien Zocco (artista visual-França)

 

15h-17h30, no Auditório do Instituto de Letras ICC Sul/subsolo: Exposição fotográfica - Manoel de Barros - Assovios verbais e arranjos fotográficos. Concepção e dramaturgia: Roberto Medina

 

18h45-20h15, no Anfiteatro 9 (ICC Sul): As novas imagens frente às histórias da olhar: como relacionar a tecnologia atual à antiga?, com Vicent Lowy (diretor da École Nationale Supérieure Louis-Lumière-França)

2º ENCONTRO ENTRE TELAAS

De 21 a 23 de novembro, na UnB. Evento gratuito com palestras e debates. Contato:  telaa.unb@gmail.com ou facebook.com/telaa.unb. Informações e inscrições em telaa.com.br. Classificação indicativa: 18 anos.



 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade