Diversão e Arte

Mesmo com álbum fora dos streamings, Taylor Swift bate recordes de venda

A cantora não lançou novo álbum 'Reputation' nas plataformas de streaming e apostou na base de fãs

Ronayre Nunes
postado em 25/11/2017 11:00
Como Taylor Swift conseguiu 1,2 milhão de vendas de um álbum fora do streaming? Acumulando muito poder em Hollywood
Um dos maiores nomes da indústria do entretenimento mundial, Taylor Swift conseguiu tanto poder na música que comprou uma briga inimaginável: contra o streaming. Lançado no último 10 de novembro, o sexto álbum de Taylor, Reputation, não foi para os serviços de streaming ; que geralmente são os grandes responsáveis por embalar os novos lançamentos. Entenda o que Spotify, Tidal, Apple Music e mais estão perdendo com a queda de braço contra a cantora.

Quanto vale a arte?


No fim das contas, esse é o principal questionamento que Taylor pretende implantar em Hollywood, e especialmente: se os valores pagos pelos serviços de streaming estão perto de propor um valor justo. O grande trunfo da cantora nessa briga é sua história. Detentora de recordes de vendas em trabalhos anteriores, a cantora apostou de uma base de fãs, que está disposta a gastar um pouco mais para ter acesso ao novo trabalho da cantora, e então conseguir manter um novo trabalho sem o apoio do streaming.

;Reputation; fora do streaming

E a aposta não poderia ter sido mais certeira. Reputation alcançou 1,2 milhão de vendas somente na semana de estreia, se tornando o álbum mais vendido do ano. Em segundo lugar está o álbum Divide, do cantor Ed Sheeran, com 931 mil cópias vendidas.

De acordo com a Nielsen, um dos institutos que medem o volume de vendas de trabalhos sonoros nos Estados Unidos, Taylor Swift é a única artista feminina, a ter quatro álbuns com mais de 1 milhão de vendas na semana de estreia, com os trabalhos Speak now (2010), Red (2012), 1989 (2014) e agora Reputation (2017).
A queda de braço entre a cantora e os serviços de streaming só foi possível graças ao sucesso de Taylor e sua base de fãs
E tudo isso, a cantora conseguiu fora do contexto do streaming. O álbum só teve vendas físicas, ou downloads fechados. Ou seja, com o usuário comprando o disco, que custa U$ 12, no site da Taylor, ou em lojas especializadas. Mas nada de Spotify e similares.

Uma questão de números

De U$ 0,6 a 0,8. Esse é o preço médio que os artistas ganham por cada reprodução de sua faixa no serviço de streaming Spotify, de acordo com a própria cantora em comunicado em 2013. O equivalente a cerca R$ 0,2 vai direto dos serviços para as gravadoras, que é a empresa física que de fato detêm os direitos de reprodução das músicas. O valor repassado diretamente para os artistas depende dos acordos específicos que cada gravadora tem com os artistas. Ou seja, um cantor pode ganhar mais ou menos desses R$ 0,2 de acordo com seu contrato com o selo.

[SAIBAMAIS]De uma perspectiva de grande sucesso, como o da Taylor Swift, em que uma faixa é tocada milhares de vezes, o número final até que pode ser relevante. Entretanto, para artistas que não são tão tocados assim ; como com novos cantores ou grupos ; o valor se torna simbólico, deixando muitos profissionais do entretenimento musical reféns de manter uma carreira com arrecadações somente de shows.

Para Taylor a conta também é clara. Enquanto cada faixa teria um rendimento de, no máximo U$ 0,8 no streaming, na venda por álbum, a arrecadação de cada música sobe para U$ 2,4 (com o álbum custando U$ 12 -- Reputation tem 15 faixas).

Naturalmente, o número de usuários que, de fato compram o CD, é bem menor do que aqueles que simplesmente ouviriam uma música de graça ; o serviço Spotify também paga os artistas mesmo o plano do usuário sendo gratuito, por meio das propagandas

Confira o primeiro single de Reputation

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