Jornal Correio Braziliense

Diversão e Arte

Morre a socialite Carmen Mayrink Veiga, aos 88 anos, no Rio de Janeiro

De família tradicional do interior de São Paulo, ela se tornou símbolo da elegância no Brasil e sofria de paraparesia espástica tropical


[SAIBAMAIS]Nas redes sociais, a filha do casal, a atriz Antônia Frering, que está nos Estados Unidos, se manifestou sobre a notícia ao publicar uma foto da mãe e um desenho de um coração partido. Carmen Mayrink Veiga utilizava uma cadeira de rodas desde 2013, quando também se tornou ativista pela causa dos cadeirantes. A socialite chegou a inaugurar um elevador específico no Teatro Municipal do Rio.

Carmen Therezinha Solbiati nasceu em Pirajuí, interior de São Paulo, em 24 de abril de 1929. Era conhecida pelo glamour e elegância e foi retratada ao longo da vida por artistas como Andy Warhol e Di Cavalcanti. Carmen era frequentadora dos desfiles de alta costura francesa e famosa no mundo da moda quando conheceu o empresário Tony Mayrink Veiga, com quem se casou em 1956. Eles ficaram juntos por 60 anos, até a morte de Tony, em junho de 2016.

Filha de Maria de Lourdes de Lacerda Guimarães e Enéas Solbiati, ela era neta do Barão de Arari e sobrinha-neta do Barão de Araras pelo lado materno. Seu pai era um rico financista de São Paulo, que foi cônsul honorário do Reino da Itália.