Diversão e Arte

Morre em Paris o escritor francês Jean d'Ormesson, aos 92 anos

Jean D'Ormesson faleceu após uma crise cardíaca em sua residência de Neuilly, subúrbio de París, declarou à AFP sua filha, a editora Héloïse d'Ormesson

Agência France-Presse
postado em 05/12/2017 08:15
Jean d'Ormesson deixa uma obra de mais de 40 romances e testes
Paris, França - O escritor Jean d;Ormesson, membro da Academia Francesa, morreu aos 92 anos, informou a família nesta terça-feira (5/12) à AFP.

Jean D;Ormesson faleceu após uma crise cardíaca em sua residência de Neuilly, subúrbio de París, declarou à AFP sua filha, a editora Hélo;se d;Ormesson.

"Sempre disse que iria sem ter falado tudo e isso aconteceu hoje. Nos deixa livros maravilhosos", afirmou Hélo;se d;Ormesson.

Jean d;Ormesson, que entrou para a Academia Francesa em 1973 e foi diretor do jornal conservador Le Figaro (1974-1977), deixa uma obra de mais de 40 romances e testes.

Sua carreira literária ganhou impulso em 1971 com o livro "La Gloire de l;Empire", que recebeu o Grande Prêmio dla Academia Francesa.

Em 2015, recebeu a maior honraria para um escritor francês, a publicação de sua obra completa na prestigiosa coleção de La Pléiade da editora Gallimard.

Nascido em Paris em 16 de junho de 1925, filho de um embaixador e formado em Filosofia, foi secretário-geral da Unesco (1950-1992) e depois presidente do Conselho Internacional de Filosofia e Ciências Humanas.

Paralelamente, desde 1949, D;Ormesson colaborou com vários jornais e revistas, entre eles Paris-Match, Ouest-France e Nice Matin.

Também foi diretor da revista Diog;ne.

Jean d;Ormesson publicou em 1956 seu primeiro romance, "L;Amour est un plaisir".

Entre seus principais sucessos editoriais estão "Por capricho de Deus" (1974), adaptado para a televisão, "Dieu, sa vie, son oeuvre (Deus, sua vida, sua obra) (1981) e "Jean qui Grogne y Jean qui Rit" (1984).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação