Diversão e Arte

Cantora Sofia Freire lança segundo álbum da carreira

Pernambucana transforma em música poemas escritos por mulheres

Alexandre de Paula
postado em 12/12/2017 06:10
Sofia Freire explora diferentes sonoridades no disco Romã
Com apenas 15 anos, a pernambucana Sofia Freire começou a gravar o primeiro disco da carreira, Garimpo. O processo de construção do álbum levou três anos e deu destaque e maturidade para a cantora e compositora prodígio alçar voos maiores. Agora, aos 20, ela apresenta Romã, o segundo disco, escolhido por votação popular para ter patrocínio do selo Natura Musical.

;Em todo esse processo aconteceu muita coisa, eu cresci e amadureci muito durante esse tempo. E a maior diferença do primeiro para o segundo disco é justamente essa noção. Hoje eu sei mais o que quero fazer e consigo direcionar melhor as minhas influências e vontades;, explica Sofia.

Pianista de formação erudita, mas fã de cantoras do pop como Bj;rk, Susanne Sundfor e Madonna, foi natural que ela misturasse os dois mundos e encontrasse o próprio caminho e a personalidade artística na fusão entre os estilos. Cheia de camadas, loops de voz e elementos eletrônicos, a música de Sofia é pop, mas com traços do mundo erudito.

Em Romã, a música de Sofia dá voz a poemas escritos por autoras. Os textos de Micheliny Verunschk, Mariana Teixeira, Piera Schnaider, Luna Vitrolira e Clarice Freire (irmã de Sofia) foram musicados para o álbum. ;Eram pessoas próximas e já havia essa admiração mútua entre a gente, mas que só se concretizou agora;, conta.

Os textos saíram do caderno de poemas preferidos da cantora. ;Tenho um caderninho onde anoto meus poemas preferidos. No processo de compor pro disco, eu percebi que os poemas que mais me representavam eram os escritos por mulheres;, lembra.

;Pensei que se eu me sentia assim, deveria fazer um disco só com coisas escritas por mulheres. Até porque preciso me identificar na hora de passar isso para as pessoas;, completa.

Começo

As experimentações, que acabaram se tornando característica de Sofia, surgiram por necessidade. Quando começou a compor e a gravar, a falta de instrumentos e de condições ideais para a gravação deles fez com que ela começasse a usar apenas a voz.

;Eu decidi gravar tudo só com a minha voz, ir montando e experimentando e percebi que isso funcionava e incorporei para o meu som;, explica.

O experimentalismo e as fusões, reitera Sofia, aconteceram de maneira muito natural, sem planejamento prévio. ;Não foi como se acendesse uma fagulha e eu dissesse: ;Vou juntar a música eletrônica e erudita;. Foi muito natural até chegar ao meu estilo, que é esse pop meio híbrido;, destaca.

Romã
Sofia Freire. Joinha Records/Natura Musical. 9 faixas. Disponível nas plataformas de streaming.


Duas perguntas
Sofia Freire

Você começou muito jovem, e ainda é, como isso impacta na sua produção?
Nina Simone já dizia que é impossível não refletir na sua arte o tempo em que você vive. Então, tem sim influência na música que faço a minha idade, minhas experiências. Meus temas, a maneira de enxergar o mundo vão ser diferentes de algum mais velho. Comecei a fazer o primeiro disco com 15 anos, o tempo de produção pegou muita coisa, muitas mudanças na minha vida. Foi um tempo de passagem da adolescência para o início de uma vida adulta, isso se reflete na música.

Você vem de uma família ligada à arte (seu pai Wilson Freire e sua irmã Clarice Freire são escritores, por exemplo). Como isso te influenciou?
Quando a gente cresce nesse meio fica mais fácil entrar em contato com essas linguagens, eu cresci indo muito para saraus, recitais, shows. E cresci vendo meus pais, minha mãe pintando, meu pai escrevendo e compondo com Antonio Carlos Nóbrega, então tudo isso influencia. Ver minha irmã (a gente é muito amiga, muito próxima) envolvida e vivendo de arte também foi importante. Eles são pessoas que admiro muito e tive muita influência deles na hora de querer começar a me envolver com a arte e sempre fui incentivada. Isso influenciou, sim, na decisão de seguir essa carreira artística.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação