Há 30 anos, o cantor pop Prince havia pedido a destruição de todos os exemplares do disco de vinil Black album. Porém, nesta semana os fãs descobriram que o site de colecionadores Recormecca estava vendendo cinco cópias do álbum por US$ 15 mil.
O Black album é o 16; disco de estúdio do cantor e foi lançado em 1987. Logo depois, Prince afirmou ter tido uma revelação espiritual e considerou o vinil "do mal". Então a Warner recolheu quase 500 mil exemplares e os destruiu. Mas, o proprietário do site Recodmecca disse que um ex-executivo da gravadora havia encontrado cinco cópias.
[VIDEO1]
O álbum recebeu esse nome, pois a capa era toda preta. Isso foi uma tentativa de mudar o modo de divulgação da obra do artista, que enviou as cópias em segredo para as lojas e sem nenhuma identificação na embalagem.
Alguns acreditam que o Black album foi uma maneira de Prince reestabelacer as ligações com o público afrodescendente dos EUA, pois havia recebido críticas de que suas músicas estavam muito pop.
Lista completa das músicas do Black Album:
Lado A
Le grind
Cindy C.
Dead on it
When 2 R in love
Lado B
Bob George
Superfunkycalifragisexy
2 Nigs United 4 West Compton
Rockhard in a funky place
Sobre Prince
O americano não era apenas cantor, mas também dançarino, compositor e multi-intrumentista. Fez, ao todo, 37 álbuns e durante o processo criativo estava presente em todas as etapas. Ele misturou diversos estilos musicais, como o pop, funk e soul.
Prince obteve o auge da carreira nos anos 1980, período em que lançou o disco de maior sucesso Purple rain (1984), que vendeu mais de 21 milhões de cópias e tinha as canções Let;s go crazy, Take me with u e Purple rain. O álbum também foi utilizado como trilha sonora de um musical com o mesmo nome do diretor Albert Magnoli.
[VIDEO2]
Prince morreu em 2016 de uma overdose. Ele foi encontrado na casa onde morava.