Diversão e Arte

Orquestra Sinfônica faz concerto de inauguração da iluminação de Natal

O concerto será neste domingo (17), às 18h, na Torre de TV

postado em 15/12/2017 16:00

As peças de destaque da noite são O pássaro de fogo, de Igor Stravinsky, e O quebra nozes, de Tchaikovsky

O Natal está chegando e para marcar esse período do ano, os monumentos da cidade são enfeitados com luzes coloridas. Para celebrar a inauguração da iluminação do Natal de 2017, um concerto da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro (OSTNCS) será realizado gratuitamente na Torre de TV no domingo (17/12). A orquestra contará com a regência do maestro Cláudio Cohen e tocará onze peças.

Um dos destaques do concerto é O quebra nozes, balé criado por Tchaikovsky em 1892. Atualmente, essa peça representa uma tradição natalina, já que a história contada em O quebra nozes começa na véspera do Natal e conta o sonho de uma menina que ganha um quebra-nozes de presente e imagina toda uma história, em que o boneco vira um príncipe e a menina uma princesa.

O pássaro de fogo, de Igor Stravinsky, também será tocado no evento. A composição foi criada em 1910 e é um balé. Baseado em uma fábula russa, O pássaro de fogo conta a história de um futuro czar Ivan que persegue um passáro coberto de ouro e vai parar no castelo do malvado Kachtche;. Lá o jovem Ivan se apaixona por uma princesa aprisionada e, com isso, liberta todos os prisioneiros do castelo.

No concerto, a orquestra também apresentará músicas clássicas e outras canções mais populares. Entre as peças escolhidas estão: Pompa e circunstância, de Edward Elgar; Danúbio azul, Elijen a Magyar, Trisch Trasch, Radetzky, de Johann Staruss; Eduardo e Mônica, de Legião Urbana; Toca Raul, de Moraes; Christmas festival e Passeio de trenó, de Leroy Anderson; Danças húngaras, Sinfonia 3 e Christmas song, de Johannes Brahms; Gabriel e Califfa, de Morricone; e Bolero, de Maurice Ravel.

Serviço

Concerto da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro

Domingo (17), às 18h. Entrada franca. Classificação indicativa livre.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação