Diversão e Arte

Filmes brasileiros são selecionados para o Festival de Berlim 2018

O filme 'Bixa travesty', que conta a história de Linn da Quebrada, é um dos selecionados para o festival

postado em 18/12/2017 11:00

O documentário selecionado 'Bixa travesty' conta a realidade de artistas travestis

Um dos mais importantes festivais de cinema do mundo terá participação brasileira nas telas. Três filmes nacionais foram selecionados para compor a Mostra Panorama no Festival de Berlim 2018. Bixa travesty, Ex-pajé e Aeroporto central são as produções que estarão na capital alemã no próximo ano. Os assuntos são diversos: como identidade de gênero e as questões dos indígenas e refugiados.

O anúncio dos filmes selecionados do Festival de Berlim,a ser realizado em fevereiro, ocorre de forma gradativa e, por enquanto , 20 títulos de diferentes países foram escolhidos para compor a mostra.

A mostra paralela recebeu, no último ano, títulos brasileiros como No intenso agora, do documentarista João Moreira Salles, e Vazante, de Daniela Thomas, que teve a primeira exibição durante o Festival de Brasília deste ano.

O filme Bixa travesty, um dos selecionados para a mostra, conta não só a história da artista paulistana Linn da Quebrada, como também a realidade das travestis na cena cultural brasileira. O nome do filme é uma referência à música homônima de Linn.

O diretor Karim Ainouz, que está neste ano com Aeroporto central, já teve o filme Praia do futuro selecionado para o festival em 2014, estrelado pelo ator Wagner Moura. A segunda aparição do cearense no festival será com um filme que trata da realidade de refugiados em um aeroporto de Berlim, que servia ao regime nazista durante a Segunda Guerra Mundial. Ex-pajé, de Luiz Bolognesi, aborda a questão indígena na Amazônia e o massacre das culturas ancestrais na região.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação