Diversão e Arte

George Clooney explora tema racista, no violento e bizarro longa Suburbicon

O filme Suburbicon: Bem-vindos ao paraíso traz rotina repleta de ódio e intolerância em um bairro norte-americano dos anos 1950

Ricardo Daehn
postado em 21/12/2017 07:44
Matt Damon interpreta um pai de família afetado por assassintaos, em Suburbicon
Por cima do muro de uma casa em bairro idealizado norte-americano, aos moldes dos anos 1950, paira uma corrente de intolerância e ódio generalizados. Não demora para que isso fique claro, na trama do sexto filme dirigido por George Clooney, Suburbicon: Bem-vindos ao paraíso, a principal estreia do circuito de cinema, na semana. O astro e diretor, aos 56 anos, dá continuidade, com este longa-metragem, a um tipo de filme que mescla acidez, aguçado senso crítico e humor ; tudo na linha da filmografia dos irmãos Joel e Ethan Coen, autores do roteiro de Suburbicon, e com quem Clooney trabalhou em fitas como Ave, César! (2016), Queime depois de ler (2008), O amor custa caro (2003) e E aí, meu irmão, cadê você? (2000).

;Trato de personagens desafortunados que tomam decisões realmente ruins;, resumiu Clooney, à imprensa estrangeira, ao definir Suburbicon: Bem-vindos ao paraíso. Ainda que explicite muito do racismo operante nos anos de 1950, o roteiro (que tem como corroteiristas Clooney e Grant Heslov, do prestigiado Argo) centra fogo numa família, virtualmente, perfeita. Gardner Lodge (Matt Damon), um pai de família de carreira ascendente, terá a vida escarafunchada pelas lentes impiedosas do mesmo diretor de Confissões de uma mente perigosa (2002), Boa noite e boa sorte (2005) e Tudo pelo poder (2011).

Enfatizando o prazer de Matt Damon atuar como verdadeiro bufão em cenas de Suburbicon, Clooney é só elogios para o colega que, na divulgação do filme, ressaltou a importância de as pessoas tirarem os óculos cor-de-rosa que camuflam realidades atrozes e que deterioram a sociedade. ;Matt é um profissional estabelecido, e que age com real autonomia;, observa Clooney. Suburbicon, que competiu ao Leão de Ouro no último Festival de Veneza, fala de gente comum, de traições empilhadas e de dose cavalar de vingança.

Ilustrando, com propriedade, os ditados de que ;de perto, ninguém é normal; e ;a grama do vizinho parece mais verde;, Clooney extraiu da história norte-americana o esqueleto tirado do armário e projetado em roteiro de cinema. Na divulgação do filme, ele explicou: ;A lei G.I. Bill (faciltadora de créditos financeiros) ajudou quem voltava do front da Segunda Guerra na compra de uma casa bacana, com garagem e um belo jardim. Você teria um bom trabalho, cercado de boa vizinhança ; contanto que fosse branco;.

Seguidor assumido de mestres como Steven Sodebergh (Contágio e Magic Mike) e Alexander Payne (Nebraska e Os descendentes), Clooney estudou parte do impacto da sociedade americana, em relação à Segunda Guerra, chegando a beber do documentário de 1957 chamado Crise em Levittown. Nele, William e Daisy Meyers são vistos, sob olhares nada amigáveis, como os primeiros negros a habitarem, nos anos de 1950, Levittown (ainda, recentemente, constituída por quase 94% de brancos).

No enredo que contempla racismo, cruzes queimadas e pretensa supremacia branca, há uso, em cena, das malfadadas bandeiras que, no passado (e na era Trump), representaram os Estados Confederados da América. Associadas à Ku Klux Klan e à Guerra de Secessão do século 19, em que estados escravagistas zelavam pelo apego por estruturas degradadas e exploração de trabalho de negros, as bandeiras tremulam em Suburbicon. Como um esdrúxulo alívio cômico, o espectador adentra os bastidores do seio familiar do patriarca Gardner Lodge.

Com a mulher Rose (Julianne Moore, em duplo papel de gêmeas), Gardner também vive sob o teto de Margaret (novamente, Moore) e o filho Nicky (o excelente Noah Jupe, coadjuvante em Extraordinário). Explicando o caráter de Margaret, a irmã da cadeirante Rose (na condição, indiretamente, causada pelo marido), a atriz Julianne Moore é direta: ;Margaret nutre inveja secreta pela vida da irmã, fato que cria tensão e decreta escolhas duras a serem feitas;. Com direção de fotografia do mestre Robert Elswit (Sangue negro), o longa ainda conta com preciosa interpretação de Oscar Isaac (de Star wars: O despertar da força), astro, aliás, por empurrão dos irmãos Coen, para os quais estrelou Inside Llewyn Davis: Balada de um homem comum (2013).

6
longas-metragens foram dirigidos pelo cineasta e também ator George Clooney


94%
da população da pequena cidade de Levittown (Estados Unidos), que inspirou Suburbicon, é de brancos


8
número de indicações ao Oscar do astro George Clooney


82
produções levaram a assinatura do diretor de fotografia Robert Elswit
Outras estreias

Manoel de Oliveira, centenário diretor de cinema, tem parte da vida mostrada em Visita ou memórias e confissões
Visita ou memórias e confissões
Morto aos 106 anos, o diretor português deixou este legado filmado, programado para ser conferido após a morte dele. Carreira, vida e uma casa ; em que viveu por 40 anos ; figuram no mosaico fílmico.

As aventuras de Tadeo 2: O segredo do rei Midas
Animação espanhola que ganhou continuação, mostra o pedreiro e temporário arqueólogo que tenta decifrar a vida do soberano que, ao simples toque, transformava tudo em ouro. Para complicar, uma amiga dele desaparece.

Filme Jovem mulher mostra uma protagonista algo perdida em Paris

Jovem mulher
Depois de uma década de relacionamento, Paula (Laetitia Dosch) se vê separada do namorado, e isolada em Paris, uma cidade que desconhece. Cabe a ela reagir: interagindo com a nova capital e os novos amantes ocasionais.

Assim é a vida
Com três décadas de atividade, um organizador de eventos é surpreendido pelo descontrole das coisas, ao criar uma festa de casamento num palácio do século 17.

Corpo e alma
Representante húngaro na corrida pelo Oscar, mostra a realidade paralela de um casal de desconhecidos que se encontram, inexplicavelmente, em sonhos.

Mimosas mostra os riscos encarados por uma caravana que atravessa o Marrocos
Mimosas
À beira da morte, um xeique tem o último desejo (ser enterrado ao lado de parentes) ameaçado, por causa das atitudes de integrantes que o acompanham numa travessia pelo Marrocos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação