Diversão e Arte

Obra de Aleister Crowley, O livro da lei, ganha nova edição

A obra traz pensamentos polêmicos do mago da cultura pop

Alexandre de Paula
postado em 27/12/2017 07:20
Aleister Crowley influenciou muitos artistas internacionais e brasileiros, incluindo Raul Seixas
De Fernando Pessoa a Raul Seixas, passando por Ozzy Osbourne e filmes de 007. Todos foram influenciados pelo ocultista inglês Aleister Crowley. Famoso pelas ideias polêmicas e libertárias para a época em que viveu (1875-1947), Crowley seduziu diversos artistas e pensadores do período e influenciou muito do que foi produzido na cultura pop.

As principais ideias do ocultista estão em O livro da lei, obra que reúne os pensamentos polêmicos de Crowley. O mago apontava para todos os lados: criticava o cristianismo, acreditava em uma outra visão do diabo, estimulava a liberdade sexual e o uso de drogas para a expansão da consciência.

O Brasil acaba de receber uma nova edição da obra polêmica e influenciadora. Lançado pela editora Chave, a versão brasileira foi traduzida por ninguém menos que o próprio poeta português Fernando Pessoa e a tradutora Marina Della Valle e tem acabamento caprichado, com capa dura.

Crowley foi uma espécie de precursor da contra-cultura, como explica o texto de apresentação da versão brasileira, assinado por MB (pseudônimo do autor do prefácio). ;Ele foi um pioneiro da rebeldia pop, do misticismo, da revolução sexual, do orientalismo, do vestuário como fantasia e manifesto, da yoga, da louca autoconfiança da celebridade, da imagem pública como principal obra do artista, do prazer em desafiar os preconceitos pequenos burgueses e, é claro, da psicodelia;, diz o texto.

Sucesso tardio

Seria difícil prever o sucesso de Crowley a julgar pela repercussão na imprensa durante sua vida. O ocultista era retratado pelos jornais britânicos da pior maneira possível, como era de se esperar diante das ideias polêmicas que professava. ;O homem que gostaríamos de enforcar; e ;o homem mais perverso do mundo; foram títulos usados para falar sobre ele.

;As tantas denúncias e campanhas da imprensa e dos moralistas em geral fizeram com que Crowley fosse obrigado a comparecer perante os juízes diversas vezes. Mas ele gostava de ser assunto, e as acusações aparentemente não o perturbaram tanto, nem a seus admiradores;, conta o texto de apresentação.

Em 2002, uma pesquisa da BBC mostrou como, de fato, Crowley virou o jogo e se transformou em celebridade. Na eleição que escolheu os 100 maiores britânicos de todos os tempos, ele ficou à frente de J. R. R. Tolkien, Bono Vox e J.K. Rowling, em 73; lugar.

Capa do livro O livro da leiO livro da lei
Aleister Crowley. Tradução de Marina Della Valle e Fernando Pessoa. Editora Chave. 208 páginas. R$ 49,90.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação