Diversão e Arte

Bloco de carnaval quer trazer músicos cubanos para Brasília

O bloquinho arrecada fundos para trazer músicos para a folia da cidade em 2018

Alice Corrêa*
postado em 07/01/2018 07:30
A banda se constituiu em Brasília há cerca de sete anos e formou um bloco de carnaval no último ano
Um bloco que une ritmos latinos e marchinhas à solidariedade e alegria brasileiras passeia pelas ruas de Brasília no carnaval de 2018. A banda Sabor de Cuba desembarcou no Brasil por volta de 2010 para morar e buscar melhores condições de vida em Brasília. Durante este verão, o grupo se aliou a uma caravana de todo o Brasil concentrada em Brasília para trazer tanto músicos cubanos sem condições financeiras de viajar quanto ex-integrantes da banda que precisaram retornar para seus países devido à crise financeira que atingiu o Brasil nos últimos anos.

Durante as apresentações da banda Sabor de Cuba, o grupo oferece almoços e vende artigos como camisetas com o nome do bloco que criaram: Bora pra cuba. A intenção de arrecadar este dinheiro é receber no Brasil o cantor cubano Felix Valoy, pai de um dos integrantes do grupo, além de outros músicos cubanos.
[SAIBAMAIS]

A banda

A banda Sabor de Cuba foi formada por três cubanos vindos de Havana há cerca de sete anos: Félix Valoy Jr., Gummercindo Reyes e Hector Hernandez tinham o desejo de integrar a música brasileira com a de outros países latinos e, desde então, movimentam o cenário musical brasiliense. Posteriormente, se uniram um grupo de três colombianos e o brasileiro Westonny Rodrigues. A banda toca gêneros como rumba, salsa e cumbia, além de reggae jamaicano.

Juliana de Andrade, uma das brasileiras da banda, além de trompetista e produtora, conta que o resultado de congregar cubanos, brasileiros e colombianos não poderia ser melhor: ;A musicalidade cubana é muito forte, a cultura deles é parecida com a nossa e lá também tem carnaval. Essa mistura nos mostra que brasileiros também são latinos e a banda criou uma rede de solidariedade;, conta Juliana.

Em Brasília, o grupo costuma se apresentar o Baile das Cubanas no Clube dos Previdenciários e na Universidade de Brasília. Também já tocaram no Clube do Choro e no Feitiço Mineiro, além de festas de aniversário e confraternizações na cidade. A média de shows é de cerca de 3 shows por semana.

Patrocínio

[FOTO2] Durante uma apresentação de pré-réveillon no espaço cultural e gastronômico Otramanera Cocina Latina (413 Sul), a banda recebeu a notícia de que o espaço patrocinaria a vinda de um dos integrantes da banda para o Brasil. O pai de Félix Valoy desembarca no Brasil em 27 de janeiro e a banda comemora ;Nós ficamos muito felizes com a notícia de que o pai do Félix poderia vir comemorar esse momento conosco;, conta Juliana de Andrade, trompetista e produtora da banda desde 2017.

A produção da banda vai gravar um minidocumentário sobre a vinda dos cubanos para o Brasil durante o carnaval e sobre o bloco que será disponibilizado no Youtube ainda em 2018.

A parceria com o Otramanera se estenderá neste ano para cineclubes e eventos instalados no espaço que será criado por estrangeiros em Brasília a fim de apresentar mais do cinema e da música de países vizinhos aos brasileiros.

O bloco

O bloco de carnaval Bora pra Cuba foi fundado pela banda no carnaval de 2017 como uma forma de protesto ao jargão utilizado pela direita caso alguém manifeste pensamentos da esquerda: ;Se você é um pouco mais pra esquerda, já ouve por aí: ;Vai pra Cuba!’ e nós resolvemos brincar com isso e fazer uma festa;, declara Juliana. O bloco ganhou repercussão nacional por meio das redes sociais e pessoas de outros estados brasileiros entram em contato para pedir a camiseta do bloco com a intenção de colaborar com a ação solidária de trazer os músicos para o carnaval.

O Bora pra Cuba sai no dia 8 de fevereiro, na Praça dos Prazeres (201 Norte) pela segunda vez neste carnaval. A primeira edição atraiu mais de 5 mil pessoas e incluiu grupos de dança ao bloco. Neste ano, a equipe da companhia de dança Coração Salsero se uniu ao bloco para apresentar manifestações típicas caribenhas durante a passagem da multidão. O grupo Coração Falseiro é comandado pelo brasiliense Pedro Mariano ao lado de outros professores de dança latino-americana. A companhia de dança fica localizada na Universidade de Brasília e oferece aulas de dança durante todo o ano, inclusive aulões intensivos de dança nas férias.

E as parcerias não param por aí. Além do grupo de dança, o bloco Calango Careta firmou parceria com o Bora pra Cuba para formar um bloco de fanfarras cubanas no carnaval deste ano. A data e local ainda não foram divulgados, mas a parceria é resultado da repercussão positiva que o grupo de cubanos suscitou na cultura brasiliense.

O Bloco de Carnaval se chama Bora pra Cuba, como um protesto aos ditos conservadores de ;Vai para Cuba; caso alguém manifeste pensamentos ou ideologias da esquerda. ;Muitas pessoas de outros estados sabem da nossa proposta e querem comprar através de uma caravana para ir para Cuba em janeiro no facebook e, nessa caravana, tem gente no Brasil todo que divulga e adota a ideia de unir a cultura latina com a solidariedade de trazer de volta para Brasília os amigos e músicos latinos.

O grupo continua arrecadando fundos para trazer mais cultura latino-americana para Brasília. No dia 27 de janeiro, haverá feijoada no espaço cultural Otramanera Cocina Latina (413 Norte) por R$ 30, além de venda de camisetas a R$ 50. A intenção é integrar não só a cultura, mas a solidariedade e alegria brasileiras.

* Estagiária sob a supervisão de Severino Francisco

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação