Diversão e Arte

Lana Del Rey admite processo por plágio em 'Get free'

A banda britânica Radiohead afirma que Lana plagiou a canção Creep

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 08/01/2018 13:30
Lana Del Rey lançou 'Lust for life' em 2017
A cantora Lana Del Rey confirmou, no último domingo (7/1), que está sendo processada pela banda Radiohead por plágio na música Get free, do álbum Lust for life (2017).

A artista nega que a canção tenha sido inspirada em Creep, lançada pela banda britânica em 1993. Ela tentou um acordo com o Radiohead para pagar 40% dos direitos autorais, mas o grupo não aceitou e insistiu em 100%.
[VIDEO1]

Um ponto curioso é que os britânicos já foram processados por plágio na mesma música. Integrantes da banda The Hollies estão na coautoria da canção. Para Albert Hammond e Mike Wazlewood, Creep se parece muito com a música The air that I breathe, lançada em 1974. Outro ponto curioso é que Lust for life é o nome de um álbum do cantor Iggy Pop lançado em 1977.

Mais casos de plágio


Outros artistas renomados já foram acusados e condenados por plágio. Na lista, estão os Beatles e The Beach Boys, que foram acusados de plagiar Chuck Berry nas canções Come together (You can;t catch me) e Surfin; USA (Sweet little sixteen).

Shakira foi acusada por Jerry Rivera por plágio em Hips don;t lie, pelo solo de corneta que o cantor afirmou ter sido retirado de Amores como el nuestro. Os britânicos do Led Zeppelin já se envolveram em polêmicas por plágio duas vezes, pela música Whole lotta love e o sucesso Stairwat to heaven.

Madonna também teve problemas duas vezes pela música Justify my love, a primeira vez quando o Public Enemy se queixou pela faixa Security of the first world e a segunda quando Lenny Kravitz, coautor e produtor da música, foi processado pela poeta Ingrid Chavez por ter pego um poema seu. O nome de Ingrid foi colocado como coautora. Caso o Radiohead ganhe o processo, terá a companhia de Lana Del Rey na lista de artistas pegos por plágio.
Ouça as músicas e compare
[VIDEO2]
[VIDEO3]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação