Diversão e Arte

Três curtas brasileiros foram selecionados para o Festival de Berlim

O festival será realizado nos dias 15 a 22 de fevereiro

Rui Martins - Especial para o Correio
postado em 10/01/2018 17:26
O curta-metragem 'Russa' de Ricardo Alves em colaboração com João Salavisa é um dos selecionados para concorrer ao Urso de Ouro
Berlim ; Três curtas-metragens brasileiros foram selecionados para a competição internacional das categorias competitivas no Festival Internacional de Cinema de Berlim, que será realizado do dia 15 a 25 de fevereiro. Os brasileiros fazem parte do grupo de 22 filmes e 18 países concorrendo aos Ursos de Ouro e de Prata, os grandes prêmios do festival.

Os filmes são Alma bandida, de Marco Antônio Pereira; Terremoto santo, de Bárbara Wagner e Benjamin de Burca; e Russa, de Ricardo Alves em colaboração com o realizador português João Salavisa.

Os filmes

Alma Bandida
[VIDEO2]
Alma bandida, filmado em Minas Gerais, trata da incompatibilidade entre pessoas e conta a história de Fael, desejoso de presentear sua namorada.
Terremoto Santo
[VIDEO1]
Em Terremoto santo, Bárbara Wagner e Benjamin de Burca estabeleceram parceria com uma gravadora de música gospel da cidade de Palmares, em Pernambuco, a fim de tratar dos aspectos sociais e estéticos da prática pentecostal. A liturgia dos cultos evangélicos é especialmente musical nessa região da Zona da Mata, marcada pela história da cana-de-açucar e habitada por jovens que buscam nos cantos de louvor uma forma de trabalho.
Russa
Cena do filme Russa, finalista do festival de berlim 2018
Russa é filmado no Bairro do Aleixo, no Porto, numa realização dupla lusobrasileira. "A convite da Câmara Municipal do Porto, os realizadores João Salaviza (Urso de Ouro em 2012) e Ricardo Alves Jr. estiveram no Porto em residência artística para a produção de uma curta-metragem. As narrativas e fragmentos de intimidade que encontraram no território escolhido, o Bairro do Aleixo, transformaram-se na matéria de um filme, por eles realizado, intitulado ;Russa;.
Russa volta ao Bairro do Aleixo no Porto, visitando a irmã e os amigos com quem celebra o aniversário do filho. Neste breve encontro, Russa regressa à memória coletiva do bairro onde três das cinco torres ainda se mantêm de pé."

Outras produções

[SAIBAMAIS]Foram também selecionados dois curtas portugueses: Onde o verão vai (episódios da juventude), de David Pinheiro Vicente; e a coprodução Madness, de João Viana, com Moçambique, Guiné Bissau e Qatar.

"Os curtas da competição internacional deste ano tratam a realidade diretamente e contribuem assim de maneira ativa para a comprensão social e política da atualidade. Os cineastas capturam pequenos momentos, histórias e tópicos locais e os conectam aos eventos de grande impacto", segundo comunicado distribuído pela Berlinale. As relações de gênero e as estruturas de poder ainda estão longe de ser iguais ou equilibradas, mas são temas dessas obras", completa o comunicado.

Paralelamente, haverá também um programa especial de curtas-metragens dedicado ao 50; aniversário da Revolução Estudantil de Maio 1968, na França, com 12 filmes da Alemanha, Áustria, Suécia e Estados Unidos "mostando estratégias estéticas ainda hoje atuais".

O realizador português Diogo Costa Amarante, Urso de Ouro no ano passado com Cidade pequena, é um dos três jurados que escolherão os Urso de Ouro e de Prata deste ano.

* Rui Martins estará em Berlim do 15 ao 25 de fevereiro, convidado pelo Festival Internacional de Cinema

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação