Publicidade

Correio Braziliense

Confira quais são alguns dos mais esperados álbuns para 2018

De Caetano Veloso a Justin Timberlake, confira uma lista de álbuns que estão entre os mais aguardados do novo ano


postado em 11/01/2018 07:22

O cantor e compositor Caetano Veloso (foto: Yasuyoshi Chiba / Divulgação)
O cantor e compositor Caetano Veloso (foto: Yasuyoshi Chiba / Divulgação)

 
O ano mal começou, mas o mundo da música já começou a se agitar. Em 2018, alguns artistas que não lançavam materiais inéditos há alguns anos prometem retornar com novo álbuns. É o caso de nomes como Justin Timberlake, que depois de um hiato de cinco anos lançará Man of the woods em fevereiro, e Jards Macalé, que anunciou a volta neste ano com um disco depois de 20 anos sem inéditas — o último álbum do artista com músicas novas é O Q faço é música, de 1998.

Esse também será um ano em que os artistas do mundo da música lançarão álbuns que demonstram mudanças na carreira. O grupo escocês Franz Ferdinand, por exemplo, divulgará em fevereiro o primeiro disco com a nova formação. Camila Cabello estreia em carreira solo depois de deixar o Fifth Harmony com o disco Camila e a cantora brasileira Alice Caymmi firmará o flerte com o pop em Alice, que chegará às lojas este ano.

O Diversão & Arte preparou uma seleção com os 10 discos mais aguardados do cenário nacional e internacional para o ano de 2018. Confira a seguir!


Justin Timberlake
» Desde 2013, quando lançou The 20/20 experience, que o cantor pop não divulga um álbum completo. Nesses cinco anos, Timberlake até lançou singles, a exemplo de Can’t stop the feeling e True colors, que fizeram parte da trilha sonora da animação Trolls (2016), mas nada realmente para a sua carreira.

» Na semana passada, o artista revelou que o quarto álbum de estúdio finalmente virá e será lançado em 2 de fevereiro. Intitulado Man of the woods, o material promete ser uma narrativa da jornada pessoal de Timberlake, desde a origem em Memphis até os dias de hoje.

» A produção do material teve colaboração de nomes como Pharrell Williams, Chad Hugo, Cris Stapleton e Alicia Keys. A
primeira música do álbum foi divulgada na última sexta-feira. A faixa Filthy foi lançada com um clipe futurista e mostrou que a sonoridade de Justin Timberlake passou por uma mudança nesses últimos anos, adotando um ar moderno e que não se assemelha ao pop atual.

» Até a chegada do disco às lojas e as plataformas digitais no próximo mês, Timberlake lançará mais três videoclipes de três canções do material e dois dias após o lançamento de Man of the woods, o cantor se apresenta no intervalo do Superbowl.

A banda Fall out Boy(foto: Dia Dipasupil / Divulgação )
A banda Fall out Boy (foto: Dia Dipasupil / Divulgação )
 

Fall Out Boy
» A banda norte-americana Fall Out Boy lançará em 19 de janeiro o sétimo álbum da carreira. O material, que ganhou o nome de M A N I A, chega ao mercado após três anos do lançamento de American beauty/American psycho.

» Originalmente M A N I A iria ser divulgado em setembro do ano passado, mas sofreu alguns atrasos quando o vocalista Patrick Stump declarou em nota oficial que o disco estava seguindo um rumo diferente do imaginado pela banda. Apesar disso, três singles já foram revelados: Young and menace, Champion e Hold me tight or don’t.

» M A N I A será composto por 10 faixas, todas autorais. Além dos singles divulgados, o disco terá as canções Stay frosty royal milk tea, The last of the real one, Wilson (Expensive mistakes), Church, Heaven’s gate, Sunshine riptide (gravada com Burna Boy) e Bishops knife trick.

A cantora Aretuza Lovi(foto: Don Emmert / Divulgação)
A cantora Aretuza Lovi (foto: Don Emmert / Divulgação)


Aretuza Lovi
» Depois do sucesso da drag Pabllo Vittar no ano passado com Vai passar mal, a expectativa desse ano está em torno do álbum de outra drag: a goiana radicada em Brasília, Aretuza Lovi. A artista assinou no ano passado o contrato com uma gravadora e lança neste ano o primeiro disco que ganhou o nome de Mercadinho.

» A primeira música do material teve o áudio divulgado neste ano. É a faixa Joga bunda gravada em parceria com Pabllo Vittar e Gloria Groove, ambas artistas do cenário drag brasileiro. O disco, que terá 12 faixas, também terá outras participações especiais como IZA, em Movimento, e Solange Almeida (ex-Aviões do Forró), em Arrependida.

» Completam o álbum as músicas Dindin, Batekoo, Amor mutante, Que não falte amor, Bambole, Pisa menos, Quem dá o papo e as versões em remix de Catuaba e Vagabundo, canções de sucesso de Aretuza.

Vance Joy
» O cantor australiano ficou conhecido em 2014 quando a faixa Riptide, do álbum Dream your life away, estourou no mundo. Na semana passada, Vance Joy anunciou, pelas redes sociais, o lançamento do álbum Nation of two para 23 de fevereiro.

» Esse será o segundo álbum de estúdio do artista e já teve duas canções divulgadas, os singles Like gold e Lay it on me. As faixas se juntam a mais 11 músicas que compõem a track list, formada por Call if you need me, We’re going home, Saturday sun, Take your time, I’m with you, Alone with me, Crashing with you, One of these days, Little boy, Bonnie & Clide e Where we start.


Alice Caymmi
» Ainda neste mês de janeiro, a cantora Alice Caymmi lançará o terceiro disco de estúdio da carreira. Sob o nome de Alice, o material servirá para firmar uma nova fase da trajetória musical da neta da Dorival Caymmi, que desde o ano passado se distancia da MPB para flertar com o pop.

» O primeiro single do disco é a faixa Inocente, que foi lançado em dezembro do ano passado. A música é uma composição de Alice Caymmi em parceria com a cantora e compositora Ana Carolina. Além de Inocente, pouco foi revelado em relação ao disco Alice. Inclusive, se a versão de Louca, lançada por Alice Caymmi no passado integrará o álbum.
 
A cantora Camila Cabello(foto: Internet/ Reprodução)
A cantora Camila Cabello (foto: Internet/ Reprodução)

 
Camila Cabello
» Revelada ao mundo da música durante o reality show norte-americano The X factor, Camila Cabello ficou famosa ao integrar a girlband Fifth Harmony por quatro anos. Depois de investidas tímidas na carreira solo, em dezembro de 2016, ela anunciou a saída da banda e começou a apostar, de fato, em sua trajetória sozinha na música.

» Na sexta-feira desta semana, o primeiro álbum solo da cantora, intitulado Camila, será lançado nas plataformas digitais. O material chegará embalado pelo sucesso de hits já divulgados pela artista, como Havana, Real friends e Never be the same. A divulgação dos singles serviu para colocar Camila Cabello nos holofotes do mundo pop.

» Nos últimos meses, Camila divulgou a track list oficial do álbum. O material contará com 10 faixas originais: Never be the same, All these years, She loves control, Havana, Inside out, Consequences, Real friends, Something’s gotta give, In the dark e Into it. A única parceria é Havana, que conta com Young Thug. 


Franz Ferdinand
 
» Depois de quase cinco anos sem um material de estúdio, o grupo escocês Franz Ferdinand está de volta com o álbum Always ascending. O novo material, que é o sucessor de Right thoughts, right words e right action (2013), será lançado em 9 de fevereiro e marca a nova fase da banda, que teve a formação alterada. Esse será o primeiro disco sem o guitarrista e tecladista Nick McCarthy e com a presença dos músicos Dino Barnot e Julian Corrie.

» Em dezembro do ano passado, o grupo revelou o primeiro single do material, que é exatamente a faixa que dá nome ao álbum, Always ascending. A canção é também a música que abre o CD, que terá ainda mais nove faixas: Lazy boy, Paper cages, Finally, The academy award, Lois Lane, Huck and Jim, Glimpse of love, Feel the love go e Slow don’t kill me slow.

» No dia do lançamento do material, Always ascending estará nas plataformas digitais, mas também ganhará versões físicas especiais, sendo lançado em formato de vinil, CD e em versão limitada em fita cassete.


Caetano Veloso
» No ano passado, o cantor Caetano Veloso rodou o país em turnê ao lado dos filhos Moreno, Tom e Zeca. O sucesso da parceria foi tanto que se tornará em um álbum completo, que ganhou o nome de Ofertório. O material ainda não tem data de lançamento, mas o artista revelou que seria lançado em 2018.

» Em dezembro do ano passado, o primeiro single do disco foi divulgado: a canção Todo homem, que já havia sido cantada nas apresentações do quarteto. Além do CD, também existe uma expectativa de que o show da família Veloso se torne em um DVD.

» Ofertório será o primeiro disco de Caetano Veloso desde o lançamento de Dois amigos, um século de música, gravado 
em parceria com o amigo Gilberto Gil e divulgado em 2015.


Jards Macalé

» O último disco de inéditas do cantor Jards Macalé completa 20 anos neste ano. É o material O Q faço é música. Com o objetivo de renovar o repertório, Macalé tem falado desde o ano passado sobre gravar e lançar um CD completamente novo em 2018.

» Seguindo os passos de Elza Soares em A mulher do fim do mundo (2015), o artista já tem trabalhado com nomes da nova geração da música para o material: Romulo Fróes ficará com a direção artística e Kiko Dinucci e Thomas Harres dividirão a produção musical. 

» O álbum ganhou o edital Natura Musical 2018 ao lado de outros 20 artistas.
 
A cantora IZA(foto: Iza @pinogomes / Divulgação )
A cantora IZA (foto: Iza @pinogomes / Divulgação )
 
 
IZA

» Nome em ascensão do cenário pop atual no Brasil, a cantora IZA se tornou famosa graças ao YouTube, onde postava vídeos covers. Desde o ano passado ela chama atenção com o lançamento de hits como o mais recente Pesadão, em parceria com Marcelo Falcão (da banda O Rappa), e Te pegar.

» O primeiro disco da carreira, ainda sem nome oficial, deve chegar ainda no primeiro semestre de 2018. E, como a artista já havia adiantado em entrevista ao Correio no ano passado, servirá para que o público conheça mais sobre o som da cantora: “Acho que, com esse álbum, as pessoas poderão me conhecer melhor. Existem várias vozes, emoções e ritmos diferentes no álbum. Todos conversam entre si e me classificam muito bem”.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade